Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Após mortes em córrego Etama é alvo em Taboão

Por Sandra Pereira | 15/05/2012

tales

Sandra PereiraTales Franco e Macário discutiram na sessão. Tales se desculpou em público

Não é de agora que os moradores do Jardim Saporito sofrem os transtornos da demora de conclusão das obras de canalização do córrego Joaquim Cachoeira. Há mais de um mês a reportagem do Jornal na Net retratou o assunto - relembre aqui.O drama da comunidade do Saporito ganhou força após o comerciante Elias Nunes Ferreira morrer ao cair e bater a cabeça no córrego no último domingo - leia mais aqui  e aqui.O comerciante foi a quinta vítima do córrego, segundo os moradores que estiveram na câmara em protesto contra as mortes no local. Consternados eles cobram um fim para as tragédias que estão virando rotina no local.

Como é comum nesses casos os vereadores mostraram que sabem fazer política. Eles decidiram vistoriar as obras no córrego e ameaçam criar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) a fim de investigar as obras da Etama na cidade. Os parlamentares querem exigir que a empresa cumpra a lei aprovada na Casa que obriga a instalação de grades de proteção nos córregos canalizados. 

Na presença de familiares, vizinhos e amigos das vítimas os vereadores se revezaram em discursos solidários e votos de pesar. Eles prometeram aos presentes que vão se empenhar na solução dos problemas enfrentados pela comunidade do Saporito.

“A Etama vai ver que aqui tem lei. Temos que impedir que aconteçam outras mortes. A empresa não pode vir aqui ganhar muito dinheiro, deixar as pessoas correndo risco e depois virar as costas e ir embora”, disparou o vereador Paulo Félix (PMDB), autor do pedido de abertura de CEI contra a Etama. “A empresa não pode agir como se aqui fosse a Casa da Mãe Joana”, completou Cido (DEM).

Empolgado na defesa dos direitos dos moradores do Saporito o vereador Tales Franco (PRP) acabou comprando briga com o presidente da Câmara, José Macário (PT), após pedir um minuto para discursar e ter extrapolado o prazo limite para a votação dos requerimentos. Macário propôs que Tales encerrasse sua fala e esse buscou apoio dos moradores que rapidamente reagiram com gritos e vaias - assista aqui.

Ambos discutiram no plenário e os ânimos só se acalmaram após uma breve reunião. Tales voltou a sessão se desculpou com os vereadores e o público, explicou o mal entendido e continuou a defesa do voto de pesar pela morte do comerciante. Ele relatou que várias casas de moradores do Saporito estão rachadas e a maioria reclama do descaso da Etama.

O impasse entre os dois vereadores impediu a votação do requerimento de Macário propondo  voto de  Repúdio ao governo do Estado de São Paulo pela falta de convite para inauguração da AME Taboão, ocorrida na semana passada – lembre aqui

Requerimento de autoria do vereador Alexandre Depieri (PSD) obriga empresas que canalizam córregos na cidade a instalar grades de proteção  nos mesmos. Mas, em várias obras de canalização da cidade a norma é visivelmente desrespeitada muitas vezes trazendo risco à população. 

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.