Feira de Artes e Artesanatos passa a ser opção de lazer na Nicola Vivilechio em Taboão

Uma vasta variedade de artesanatos, entre quadros, pulseiras, aquários, cortinas, bolsas, abajur e bonecas fizeram da Praça Nicola Vivilechio, centro de Taboão da Serra, uma das mais novas opções de lazer para todos os sábados do mês.  Diversos moradores e visitantes da cidade foram conferir de perto a Feira de Artes e Artesanatos, que teve início neste sábado, dia 5 de outubro. Nem mesmo o tempo frio afastou quem gosta de novidades e peças personalizadas feitas pelos próprios artesãos do município. O encanto das pessoas era grande e os artistas não escondiam a satisfação de expor os seus trabalhos. Ao todo 42 deles participaram da feira. Confira aqui álbum completo.

O fomento do artesanato e das artes como forma de renda aos artesões é o principal objetivo com a realização da Feira, afirmou o secretário de Cultura, Ali Sati em entrevista ao Jornal na Net. Segundo ele, o fomento possibilita o artesão a vender seus trabalhos na própria cidade, sem que eles precisem ir até um outro município, a fim de expor as suas artes. Ele defendeu a praça como um espaço público. “Esse é um projeto piloto que deu certo. Tenho certeza que vamos avançar com a Feira”, disse satisfeito.

O secretário adiantou à reportagem que estuda projeto para implantar três pistas de skate no município, um dos locais já certos para receber a pista, é ao lado do Ginásio de Esportes.  “A meta da secretaria de Cultura é tornar Taboão um pólo gerador e fomentador de ações culturais em todos os cantos da cidade”, afirmou.

Everaldo Barreto da Ong Ararats, criada por artesãos e artistas moradores de Taboão, ressaltou que além de criar identidade e referência dos artesões por meio da Feira e do fomento da arte, o objetivo é garantir parceria público, privada e dos governos Federal e Estadual. “Já mapeamos a praça e será possível colocar 60 barracas padronizadas, entre elas 10 de alimentação e uma de ação social. Semanalmente terá oficina de artes para o público”, explicou.

Silvana Ladeira presidente da Ong é uma das artesãs que expôs seus trabalhos na feira. Animada e esperançosa, ela já pensa nas vendas do Natal. “Para o Natal vai ser muito lindo. Imagina todas as barracas padronizadas e a praça cheia delas?”, disse.

A feira foi aprovada pelos moradores e visitantes da cidade. Para Betânia Pereira do bairro Trianon a feira tem muita arte diferente, interessante com retalho, fuxico. Ela afirmou que no próximo sábado irá levar para a feira primos e irmãos, além de elogiar os preços bem em conta.

A moradora do Jardim Roberto, Rosa Nunes não escondia o encantamento com tantas diversidades de artesanatos. “Estou achando maravilhoso. Tudo com muita criatividade e bom gosto”, disse. Ela contou que já foi na Feira de Embu das Artes e agora vai passar a visitar com mais frequência a de Taboão. “Gostei de tudo, tudo lindo”, frisou.

Silvia Helena afirmou ter gostado de tudo. Ela comentou também sobre a boa organização da Feira e a limpeza da praça. “Acho muito importante cuidar da praça. Agora ela está limpa. Antes tinha muita sujeira e nenhuma conservação”, observou.

O caminhoneiro Edson Franco estava impressionado nos detalhes de cada peça de arte. “Parei o caminhão para descansar, mas não podia deixar de comprar e visitar a Feira. É tudo com muitos detalhes”, comentou.

Também era possível notar durante a Feira, os constantes clicks diante dos quadros expostos. A feira acontece todos os sábados, das 14h às 20h.

Comentários