Chico Brito solicita Centros Vocacionais Tecnológicos para o Conisud

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/09/2013

O secretário nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, Oswaldo Barba, fez uma palestra bastante ilustrativa e descontraída na segunda-feira (23/9), no auditório da Associação Comercial e industrial de Embu (Acise). Barba foi prefeito de São Carlos entre 2009 e 2012 e reitor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

O evento foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) - presidido pelo prefeito de Embu das Artes Chico Brito - em conjunto com o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

Com o tema “Programas e Projetos de Inclusão”, o secretário tratou dos programas disponíveis na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) para prefeituras, governos e empresas e indicou os meios para ter acesso a eles. “Há duas formas de obter os recursos para implantação de projetos, por meio de Emenda Parlamentar ou pelos editais”, declarou.

Lembrando que o Governo Federal nunca investiu tanto nessa área como agora, Barba afirmou que fomentar a educação, a ciência e a tecnologia é essencial para uma nação tornar-se desenvolvida: ”As empresas investem pouco em pesquisa, o País precisa produzir mais”.

Com a missão de impulsionar as políticas publicas para viabilizar a inclusão social, o objetivo da SECIS é que o conhecimento desenvolvido nas universidades, por meio da pesquisa, chegue às prefeituras para ser aplicado na população, com o desafio de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais.

Os programas estruturantes da SECIS são: inclusão produtiva e tecnologia social; segurança alimentar e nutricional; tecnologia assistiva; popularização da ciência, tecnologia, inovação e melhoria educacional científica; tecnologia para cidades sustentáveis; e inclusão digital.

Um dos projetos prioritários apontados por Barba são os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT). O CVT é um ambiente voltado ao desenvolvimento, promoção e oferta de serviços e produtos voltados ao fortalecimento dos sistemas produtivos locais. 

Isso se dá por meio da extensão tecnológica e do desenvolvimento de tecnologias sociais e da realização de atividades de educação profissional de base tecnológica. “O CVT visa a capacitação da cadeia produtiva regional e é um grande instrumento de inclusão social que transforma a vida das pessoas.”, falou Barba

Há poucos Centros no estado de São Paulo e o prefeito Chico Brito aproveitou o momento para entregar nas mãos do secretário Oswaldo Barba um ofício que intenciona a criação de oito CVT na região do Conisud, abrangendo as oito cidades (Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Cotia, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista).”Irei atrás das emendas e dos editais”, concluiu o prefeito.

Confira os editais da SECIS: implantação e apoio a CVT; agroecologia - setembro; implantação e apoio a museus e centros de ciências; apoio para a implantação da Rede do Bambu; apoio às incubadoras de cooperativas populares; implantação e apoio de núcleos em tecnologia assistiva; subvenção para ICT/empresa para a produção de equipamentos em T.A.- outubro.

Clique aqui e veja os slides de apresentação da palestra de Oswaldo Barba. 

Autoridades que prestigiaram o evento 

Superintendente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo - Conisud: Helton Rodrigues; 
Secretários municipais: Daniela Almeida Brito (Assistência Social), Cristina Santos (Comunicação) e Valdir Barbosa (Turismo); 
Vereadores: Doda (presidente), João Leite, Rosana Almeida, Julio Campanha, Luis do Depósito e Edvânio Mendes.

Alex Natalino

Comentários