Dia da Consciência Negrá é feriado em Embu e Itapecerica; Taboão terá ponto facultativo

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 19/11/2019

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, dia 20, em todo o território nacional, será feriado em Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Em Taboão, a data será apenas ponto facultativo.

Mesmo sendo reservado no calendário nacional para relembrar a resistência negra durante o período de escravidão e a luta pela igualdade racial, a celebração não é feriado em todo o país e cabe aos municípios decretá-lo ou não.

O Dia da Consciência foi incluído no calendário escolar em 2013, mas só foi instituído oficialmente em 2011 pela lei nº 12.519. A ocasião é comemorada em 20 de novembro porque foi nesta data que morreu Zumbi dos Palmeiras, um dos maiores líderes do movimento negro do Brasil.

Em Embu e Itapecerica, os bancos não terao atendimentos e os comércios podem não funcionar. Já em Taboão, apenas as repartições públicas não terão expediente. A cidade, porém, terá uma ampla programação dedicada ao mês da Consciência Negra que começará a partir desta terça-feira, dia 19. O cronograma completo pode ser conferido aqui.

Comentários