Programação especial para o mês da Consciência Negra começa nesta terça-feira, 19, em Taboão

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 18/11/2019

Para comemorar o mês da Consciência Negra e promover ampla reflexão sobre a importânca da data, a Coordenadoria Especial de Promoção de Igualdade Racial de Taboão da Serra, juntamente com as Secretarias de Cultura e Saúde, promoverão neste mês de novembro uma ampla programação especial sobre o tema.

As atividades começam neste terça-feira, dia 19, com a Festa da Consciência Negra, e se encerram no dia 6 de dezembro. Além da programação aberta ao público, também haverá semininários e oficinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dedicadas aos servidores.

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quarta-feira, 20, dia em que morreu Zumbi dos Palmeres, símbolo da resistência negra. A data representa a luta dos negros contra a discriminação racial. Em Taboão, assim como em outras diversas cidades, o dia não é considerado feriado, apenas ponto facultativo.

"A nossa ideia sempre foi fortalecer o empoderamento da raça negra na nossa cidade e o o intuito é fazer isso dia a dia. Não adianta a gente só lembrar do negro em novembro, nós temos uma agenda anual e temos batalhado  para trazer mais informação, mais cultura e entretenimento não apenas em um mês, mas o ano todo", reforçou Cleiton Luiz, coordenador do Cepir.

Entre as atrações, se destaca a o Seminário Trançando Vidas, que será reaizado no dia 21 de novembro, das 08h às 17h, no Cemur. A programação terá mesas de debates para discurtir assuntos realacionados à saúde, à solidão da mulher negra, à condição da mulher negra na melhor idade e ao racismo estrutural, além de oficinas de danças afriacanas.

A programação ainda conta com uma Missa da Consciência Negra organizada pela Pastoral Afrobrasileira, com mais uma edição do Samba Rock Fest e a última feira Taboafro do ano, preparada especialmente para o mês da Consciência Negra.

Confira o cronograma completo de todas as atividades

Data: 19/11
Festa da Consciência Negra
Local: Cemur
Horário: a partir das 20h
Show de Fernando Rhamos em homenagem a Emílio Santiago
Show de Samparapsoul em homenagem a Tim Maia
Baile Nostalgia com Rapaziada Nrego é Lindo e participação do DJ Keridão

Data 20/11
Missa da Consciência Negra
Local: Santuário Santa Terezinha
Horário: 19h

Data 22/11
Samba Rock Fest
Local: Cemur
Horário: a partir das 21h

24/11
TaboAfro Especial Consciência Negra
Local: Parque das Hortências
Horário: a partir das 11h

Seminário Trançando Vidas nas UBSs da cidade

Dia 22/11, das 9h às 11h, UBS Suiná; das 14h às 16h, UBS Santa Cecília
02/11 - das 14h às 16h UBS Margaridas
Dia 03/11 - das 09h às 11h, UBS Salete; das 14h às 16h, UBS Santo Onofre
Dia 04/12 - das 09h às 11h, UBS Record; das 14h às 16h, UBS Parque Pinheiros
Dia 05/12 - das 09h às 11h, UBS Maria José; das 14h às 16h, UBS Panorama
Dia 06/12 - das 09h às 11h, UBS Silvio Sampaio; das 14h às 16h, UBS Clementino

Comentários