Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Mobilização contra a vinda da Fundação Casa continua entre os vereadores e moradores de Itapecerica

Por | 27/02/2013

cicero_1

Karen SantiagoCícero falou da participação eficaz do Estado no município e disse que irá dificultar vinda da Febem

A mobilização contra a vinda da Fundação Casa continua rendendo muito debate entre os vereadores de Itapecerica da Serra. Na sessão desta terça-feira (26), não foi diferente. Muitos deles subiram na tribuna para criticar o Governo do Estado, que segundo eles “quer empurrar goela abaixo a construção da unidade na cidade”. Eles salientaram também que a cidade precisa de outros investimentos como educação, lazer, esporte e até uma rodoviária, não de mais uma “cadeia”, fazendo referência ao Centro de Detenção Provisória, no bairro do Potuverá.

Os vereadores prometeram resistência, além de uma mobilização, para impedir a vinda da antiga Febem para a cidade. “O estado vai encontrar muita resistência aqui, queremos que a cidade seja olhada com mais respeito e atenção, não como o almoxarifado do Estado, que joga aqui o que não serve para outra cidade”, afirmou Cléber Bernardes. “Não investem no esporte, mas querem investir no CDP, na Febem, que pra mim é ‘cadeião’ e ‘cadeinha’, porque vota (responde pelos seus atos), então tem que ser cadeia”, frisou.

“Para a fundação Casa a Cetesb fecha os olhos e deixa construir, mas para escolas embarga e ainda quer falar de país que tem regime ditatorial. Isso não é democrático, nós temos que mudar essa política e não sermos mais ‘prisioneiros’. Se colocar parede, nós derrubamos. Cadeia só gera rebelião [fazendo referência a rebelião na última semana na Zona Leste]”, desabafou o vereador petista Hernandes.

O vereador e presidente da Câmara, Cícero Costa salientou a participação eficaz do Estado no município no PS Jacira “se não está funcionando não é culpa do Estado”, duplicação da M’Boi Mirim e ainda a rede de esgoto “se está parada é culpa da empresa que ganhou a licitação, faliu e não cumpriu o prazo”, afirmou.

Ele lembrou que o município não teve a contrapartida prometida pelo Estado, após a construção do CDP na cidade, como o 25º Batalhão ao entorno, posto do Corpo de Bombeiros, implantação rede de esgoto e água, “a municipalidade paga tudo para manter a PM e os Bombeiros na cidade”, afirmou. E disparou: “A culpa é nossa que não sabemos cobrar do governador”.

De acordo com Cícero entre os anos de 2006 e 2007 a Fundação Casa foi cogitada para Embu das Artes não Itapecerica, assim que o CDP foi construído na cidade. Mas, agora pode ser construído em Itapecerica “É ali que está o peso político – não temos deputado estadual que mora dentro do município. Estamos largados”, disse.

O vereador afirmou que segundo um relatório apresentado na reunião do dia 22 com representantes da fundação Casa, Taboão tem 98 infratores, Embu das Artes 46, Itapecerica da Serra 12 e Embu Guaçu 6 e questionou: “Porque a Febem não vai para Taboão e Embu que tem mais infratores. Porque fica feio e Itapecerica tem porteira aberta”, disparou.

Cícero ressaltou que a intenção da vinda da Fundação Casa já tinha e agora os vereadores precisam se unir para dificultar a obra. “Temos diversos mecanismos para dificultar, a obra está embargada e eles não tem licença ambiental”, finalizou.

O Jornal na Net já havia noticiado que a antiga Febem deveria ser construída na cidade, mesmo contra a vontade do prefeito - veja todas as matérias aqui, aqui e aqui.

Moradores também dizem não a antiga Febem

Além dos moradores do bairro potuverá que são contrários a instalação da Fundação Casa na cidade, diversos moradores do município também não são favoráveis a vinda da antiga Febem.

Na rede social facebook, parte deles compartilham uma publicação que diz que a cidade precisa de educação, segurança, saneamento básico, hospitais, esportes e não a Fundação Casa.

Atualização de matéria

Ao contrário de intitular como forasteiros os ex-prefeitos Jorge Costa e Lacir Baldusco, Cícero Costa foi genérico em seu discurso na sessão de terça (19) – relembre aqui. Ele afirmou que a cidade esta tomada por diversos forasteiros, [sem citar nomes] e muitos deles já regressaram para suas cidades.


21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.