Exposição “A Cueca” chega ao Shopping Taboão para alertar os homens do câncer de próstata

Por Assessoria de Imprensa | 4/11/2014

A mostra “A Cueca – Uma Experiência Íntima” chega ao shopping Taboão com o objetivo de alertar os visitantes sobre o câncer de próstata. De acordo com dados do INCA, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil e o sexto mais comum no mundo. A ação é uma forma de apoio ao movimento internacional conhecido como Novembro Azul, criado na Austrália, quando teve início o Movember, cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês). A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Em prol dessa causa, diversos artistas foram convidados para customizar cuecas, peça símbolo do universo masculino, e que de uma maneira lúdica e educativa incentiva e esclarece que o tratamento preventivo é a melhor solução. Com apoio e organização da ABAPC – Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos, a exposição itinerante conta com 23 manequins vestindo cuecas feitas com materiais diversos como ferro, metal, tecido e resina, assinadas por artistas como Adriana Rizkallah, Arluce Gurjão, Carlos Dercoles, Ligia Sá, Luigi Di Mauro, Walter Tommasi, Cristina Bottallo, entre outros. “Nossa proposta é a de passar uma reverência a uma causa social muito importante e que por meio da arte podemos tocar e falar de assuntos e problemas que ainda são tabus, principalmente entre os homens”, afirma Robert Richard, responsável pelo projeto. A exposição também aborda a evolução da cueca, contando sua história desde o século XII.

Além da exposição, o Shopping também receberá um Posto da Prefeitura, com todas as informações de exames preventivos, e orientação sobre os Postos de Atendimento em Taboão da Serra para tratamento e Prevenção do Câncer de Próstata. Durante o mês de novembro o empreendimento terá a fachada iluminada de azul.

A mostra gratuita e o balcão de informação estarão disponíveis de 03 a 14 de novembro.

SERVIÇO:
Exposição “A Cueca – Uma experiência íntima”
Data: de 03 a 14 de novembro
Local: Praça Embu das Artes – Shopping Taboão
Horário: de segunda a domingo, das 10h às 22h
Evento Gratuito

Comentários