Vacinação contra HPV: Embu das Artes está acima da média

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/10/2014

Embu das Artes se supera mais uma vez e está à frente na 2ª etapa da imunização de meninas, entre 11 e 13 anos, contra o câncer de colo do útero.  A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), iniciada no começo de setembro, já vacinou 4.789 meninas, número que equivale a 71% do total de meninas vacinadas na primeira etapa da Campanha.

O percentual de meninas vacinadas na cidade é superior ao apresentado pelo estado (43,75%) e também a média nacional (31,54%). No entanto, o município ainda precisa atingir a meta de 80% de meninas vacinadas, estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A respeito das reações adversas que a vacina possa apresentar, a médica sanitarista e coordenadora da Vigilância em Saúde de Embu das Artes, Célia Medina, garante: “Não há motivo de preocupação, a vacina contra o HPV já foi testada e vem sendo utilizada há muito tempo, em diversos países. Não há relatos de efeitos adversos em Embu das Artes”.

A sanitarista também faz um alerta sobre os riscos do câncer de colo de útero e sobre a necessidade das meninas se vacinarem contra o HPV: “A vacina é uma importante fonte de proteção dessas meninas contra o câncer de colo de útero, que é o segundo câncer de maior incidência entre as mulheres”.

A vacina contra HPV está sendo aplicada nas escolas municipais, estaduais e particulares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, e segue até o cumprimento da meta estipulada pela OMS. Além das meninas que foram vacinadas na primeira etapa da campanha, adolescentes que completaram 11 anos após a primeira fase, também devem receber primeira dose.

Comentários