Taboão da Serra cria planos de ação para elevar qualidade de ensino

Apesar do excelente desempenho das escolas públicas de Taboão da Serra, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, indicando o ensino municipal superior à média nacional, algumas escolas não obtiveram o mesmo resultado. Para reverter esta situação, melhorar os resultados e garantir que os alunos aprendam de maneira eficaz, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, criou diversos Planos de Ação.

A decisão foi tomada após reuniões do secretário da pasta, João Medeiros de Sá Filho, com a equipe de supervisão e com os diretores das escolas. De acordo com o secretário, cada plano foi idealizado conforme a realidade de cada colégio. “Não podemos considerar como macro, algo que foi pontual”, disse. “A essência das ações são as mesmas: garantir que os alunos aprendam, de maneira adequada, eficaz e com ensino de qualidade, porém em cada escola o Plano de Ação terá suas especificidades”, explica Medeiros.

A EMEF Aracy de Abreu Pestana, no Jardim Record, por exemplo, teve média inferior aos 5,8 pontos propostos pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No caso desta escola, as ações pretendem não apenas focar nos alunos, para que eles tenham um bom rendimento, mas visam, também, fortalecer o acompanhamento dado à escola e aos educadores. 

A escola atende cerca de 950 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além da Educação para Jovens e Adultos. Além dos projetos que já são desenvolvidos, os estudantes que apresentarem dificuldades em algumas disciplinas contarão com reforço, na quinta hora de aula.

Segundo a supervisora de ensino, Mônica Martinez, outra medida que faz parte do plano de ação, será o uso da plataforma Khan Academy.  “O diretor da escola e alguns professores já estão passando por formação para se ambientarem com o sistema e, assim, utilizar as ferramentas disponíveis para desenvolver um trabalho com os alunos”, afirma.

Khan Academy

A Khan Academy é uma plataforma virtual, gratuita, que oferece possibilidades de ensino através de vídeo educativos. O sistema foi implantado, inicialmente, em cinco escolas, dentre elas a EMEF Heitor Villa Lobos, que obteve a maior nota de Taboão da Serra no IDEB 2013.


Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Comentários