Taboão da Serra cria planos de ação para elevar qualidade de ensino

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/10/2014

Apesar do excelente desempenho das escolas públicas de Taboão da Serra, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, indicando o ensino municipal superior à média nacional, algumas escolas não obtiveram o mesmo resultado. Para reverter esta situação, melhorar os resultados e garantir que os alunos aprendam de maneira eficaz, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, criou diversos Planos de Ação.

A decisão foi tomada após reuniões do secretário da pasta, João Medeiros de Sá Filho, com a equipe de supervisão e com os diretores das escolas. De acordo com o secretário, cada plano foi idealizado conforme a realidade de cada colégio. “Não podemos considerar como macro, algo que foi pontual”, disse. “A essência das ações são as mesmas: garantir que os alunos aprendam, de maneira adequada, eficaz e com ensino de qualidade, porém em cada escola o Plano de Ação terá suas especificidades”, explica Medeiros.

A EMEF Aracy de Abreu Pestana, no Jardim Record, por exemplo, teve média inferior aos 5,8 pontos propostos pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No caso desta escola, as ações pretendem não apenas focar nos alunos, para que eles tenham um bom rendimento, mas visam, também, fortalecer o acompanhamento dado à escola e aos educadores. 

A escola atende cerca de 950 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além da Educação para Jovens e Adultos. Além dos projetos que já são desenvolvidos, os estudantes que apresentarem dificuldades em algumas disciplinas contarão com reforço, na quinta hora de aula.

Segundo a supervisora de ensino, Mônica Martinez, outra medida que faz parte do plano de ação, será o uso da plataforma Khan Academy.  “O diretor da escola e alguns professores já estão passando por formação para se ambientarem com o sistema e, assim, utilizar as ferramentas disponíveis para desenvolver um trabalho com os alunos”, afirma.

Khan Academy

A Khan Academy é uma plataforma virtual, gratuita, que oferece possibilidades de ensino através de vídeo educativos. O sistema foi implantado, inicialmente, em cinco escolas, dentre elas a EMEF Heitor Villa Lobos, que obteve a maior nota de Taboão da Serra no IDEB 2013.


Comentários