Taboão da Serra recebe delegação de ensino peruana

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/10/2014

As ações e políticas adotadas pela Prefeitura de Taboão da Serra, para melhorias na qualidade do ensino, já começam a ficar em evidência. Após a apresentação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013, apontando o ensino público taboanense como superior ao nacional, uma delegação peruana veio ao município para conferir a aplicação de um programa que está sendo desenvolvido em duas escolas, semana passada.

O grupo da AvantGard College, uma rede de escolas particulares de Lima, esteve na terça-feira, 30 de setembro, na EMEF Profa. Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, no Parque São Joaquim.  A delegação conferiu em sala de aula, a aplicação do MenteInovadora (MindLab), uma metodologia que está presente em 25 países e utiliza jogos de tabuleiro para desenvolver, tanto o raciocínio lógico dos alunos, como também, habilidades para a vida.

À ocasião, o diretor acadêmico da AvantGard,  Fernando Salas Saravia, ficou surpreso com a execução do projeto. “Tudo está muito organizado, foi bem planejado. É possível perceber isto pela resposta positiva dos alunos”, disse. “Um aspecto que considero determinante é que percebemos que a diretora está convencida do projeto, a professora também está com uma boa impressão do programa, e isto acaba refletindo nos alunos”, explicou.

Érica Butow, que trabalha na área de Novos Negócios e Inovação da MindLab, explica porquê a EMEF Ana Mafalda foi escolhida para a visita. “Todos os meses uma equipe da MindLab vem fazer a formação continuada dos professores. Nestes encontros recebemos um feedback bem positivo dos professores de Taboão”, explica. “A delegação queria não apenas conhecer escolas privadas, mas também escolas publicas. Dentro das referências que temos, Taboão da Serra é uma dos municípios que o programa está funcionando melhor”, completa.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros, a visita da delegação é uma prova que os resultados para um ensino de qualidade já começam a surgir. “Recebê-los é sinal que estamos no caminho certo. Inicialmente começamos o programa de forma piloto em duas EMEFs (Ana Mafalda e Therezinha Volpato), porém nossa ideia é expandir o MenteInovadora para mais escolas e, assim, garantir o aprendizado do raciocínio matemático e lógico”, conclui.

Comentários