Prefeitura de Itapecerica da Serra forma 127 professores pelo PNAIC
01/10/2014 | Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra
A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Educação, formou 127 professores da rede municipal. O curso na área de “Linguagens” faz parte do programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no último dia 26 de setembro no Complexo Administrativo da PMIS, e contou com a presença do prefeito Chuvisco; secretário de Educação, João Valério; presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Costa; diretores e assessores da Secretaria de Educação; entre outras autoridades.
“Quando aderimos ao PNAIC, não aderimos com um sentimento de obrigação, mas sim para mostrar resultados e levar o melhor para nossos alunos. Agradeço a cada professor pelo empenho, são vocês que fazem a diferença dentro da sala de aula”, discursou Chuvisco.
Oferecido em parceria com o Governo Federal (Ministério da Educação -MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudo tem carga horária de 120 horas e representa um avanço de formação pedagógica que a rede municipal aderiu em 2013.
O secretário de Educação, João Valério, aproveitou o evento para anunciar algumas conquistas da pasta. “ Itapecerica da Serra é pioneira e já possui seis escolas em tempo integral. Conquistamos recursos para construir mais sete escolas de ensino infantil; além disso, iremos reativar a escola Abelhinha e fazer ou revitalizar mais três quadras poliesportivas cobertas”, disse João Valério, que foi muito aplaudido pelos professores.
O PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: ALFABETIZAR todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; REALIZAR avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; APOIAR (no caso dos estados) os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.