Fernando Fernandes cria Coordenadoria no combate a Homofobia em Taboão
As Coordenadorias da Diversidade Sexual e Igualdade Racial ganharam na sexta-feira, 26, um espaço para colocar em prática as politicas públicas de enfrentamento ao preconceito e a discriminação quanto à raça e por sua orientação sexual.
A sede fica na rua Levi de Souza e Silva, 33 A, Jardim Bomtempo, e terá como objetivo promover a igualdade e proteger os Direitos Humanos dos grupos étnicos e da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). “Não podemos aceitar viver em um país em que os crimes contra a homofobia ganham espaço no cenário nacional. Essas coordenadorias terão papel fundamental para combater essa questão”, disse o prefeito Fernando Fernandes.
Para o coordenador da Diversidade Sexual, Marcio Eduardo Carneiro, a implantação desse espaço representa um avanço na questão LGBT. “Vamos dar um basta à homofobia garantindo o controle social da população vulnerável neste segmento”, ressaltou Marcio.
Ambas as coordenadorias funcionam no mesmo espaço porem serão independentes. “O espaço é para o acolhimento de todos e está aberto para reivindicações e soluções para lidar com cada assunto. Vai servir como um setor de fiscalização e orientação”, explicou o secretário de Cultura e vice-prefeito Laercio Lopes.
Decreto
A Coordenadoria da Promoção dos Direitos da Diversidade Sexual foi criada através do Decreto nº. 95 de 14 de julho de 2014 e passa a ser composta por um coordenador e seu grupo de trabalho. “Agora queremos fazer valer esse decreto, sensibilizando não só o poder público ou privado e sim a todos no contexto geral garantindo o direito de ir e vir”, ressaltou o coordenador Marcio Eduardo.
Disque Homofobia
As denúncias podem ser feitas através do Disque Homofobia, pelo e-mail: ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br ou na própria sede da Coordenadoria. “Feito a denuncia vamos investigar e acompanhar caso a caso porque cabe a Ouvidoria convocar o denunciado para preencher um documento e assim ser encaminhado para a delegacia para lavrar o Boletim de Ocorrência”, explicou Marcio Eduardo.
Serviço
Disque Homofobia: 4788-5458/4788-5460
Prefeitura Municipal de Taboão da Serra