EMEF Heitor Villa Lobos em Taboão alcança primeiro lugar no IDEB 2013

21/09/2014 | Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Na ultima semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013. A pesquisa apontou que as escolas de Taboão da Serra aumentaram significativamente a qualidade no ensino e atingiram a marca de 5,9 pontos, superando, inclusive a meta nacional, que foi de 5,2 pontos.

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), João Medeiros de Sá Filho, a alta média atingida pelas escolas é reflexo das políticas que estão sendo adotadas pela Prefeitura. “O fio condutor da SEDUC é a gestão de resultados, nesse sentido, após o diagnóstico da rede, implementamos projetos, programas e ações com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade de ensino”, explica. 

Dentre as escolas avaliadas, a EMEF Heitor Villa Lobos, no Jardim Kuabara, foi a que mais se destacou. A escola, que atende 670 alunos do 1º ao 5º ano, atingiu a melhor nota de Taboão da Serra: 6,8 pontos. A EMEF Heitor Villa Lobos ficou 1,6 pontos acima da média nacional e 0,4 pontos acima, em relação à nota obtida no IDEB 2011.

A coordenadora pedagógica da escola, Cristiane Tavares, destaca que, além aulas tradicionais, a escola desenvolve diversos projetos como o Mais Educação, que oferece atividades no contra turno escolar, como karatê e artes. “Os professores da escola também passam por constante formação, tanto através do HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), como também, em capacitações realizadas pela escola”, explica. Na EMEF Heitor Villa Lobos também está sendo desenvolvido o projeto da Khan Academy, uma plataforma virtual que disponibiliza vídeos e conteúdos educativos para o ensino da matemática. 

O vice-diretor da escola, Leandro Sérgio Buzinaro, atribui a todos os funcionários o ótimo resultado obtido no IDEB 2013. “Desenvolvemos um trabalho em conjunto, que envolve toda a escola. Vai desde a equipe gestora que auxilia os professores que, por sua vez, desenvolvem um excelente trabalho em sala de aula. Até mesmo as cozinheiras são importantes neste processo, porque uma criança bem alimentada se concentra melhor e, consequentemente, aprende mais”, declarou.

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