Prefeitura de Itapecerica retoma Projeto Piloto de Agricultura Familiar
A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Educação promoveu uma reunião com a Comissão de Agricultura Familiar, junto aos agricultores vencedores da Chamada Pública, representantes do SEBRAE-SP e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), com o objetivo de retomar o processo de contratação e a meta de iniciar o fornecimento de produtos para próximo mês. As entregas serão inicialmente para creches conveniadas, mas, após avaliação dos resultados e capacidade logística, o projeto poderá ser estendido gradativamente para toda rede municipal escolar.
A Prefeitura vem desenvolvendo desde 2009 o Projeto Piloto de Agricultura Familiar, que visa oferecer produtos de melhor qualidade aos alunos da rede municipal e ao mesmo tempo atender a Lei Federal nº. 11.947/09, artigo14, que cita que no mínimo 30% do recurso do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) deverá ser aplicado na compra direta de produtos da agricultura familiar – sem intermediários e com licença de licitação.
Em 2013 iniciou o desenvolvimento do projeto piloto para gêneros de horti-fruti atendendo 14 creches conveniadas pela PMIS. A partir disso, o departamento de Merenda Escola passou a contar com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, do SEBRAE-SP, o GT Conisud de Agricultura Familiar, a formação da Comissão de Agricultura Familiar e com a moblização de agricultores da região.
Para o produtor familiar, o projeto Piloto de Agricultura Familiar é uma alternativa e geração de renda. Para os alunos é a garantia de alimentos e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o próprio desenvolvimento. Para o município significa o fortalecimento da cadeia alimentar local e para o meio ambiente uma produção mais equilibrada, orgânica e com menos consumo de combustível fóssil, pois a produção é distribuída localmente.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra