Taboão, Itapecerica da Serra e Embu das Artes superam meta nacional do IDEB

A rede municipal de ensino de Taboão da Serra e Embu das Artes superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já Itapecerica da Serra não atingiu a meta projetada para o ano de 2013 mas ficou acima da média nacional. A rede municipal dos três municípios ficou acima do índice nacional, que ficou com 5.2 na média.

De acordo com os dados da avaliação de 2013 do Ministério da Educação, a meta para Embu era de 5.3 e os estudantes da 4º série e 5º ano ficaram com média 5.5. Em Taboão da Serra, a meta era 5.5 e os estudantes da mesma faixa etária ficaram com média 5.9. Em Itapecerica a meta era de 5.5 e os estudantes atingiram média 5.4. 

A cidade de Embu das Artes supera a meta pelo terceiro ano consecutivo, na última edição do exame, em 2011, os estudantes da rede municipal superaram a meta do Ideb no País. Os alunos do 5º ano atingiram 5.3 em comparação a média nacional, que foi 5.0. 

“Com o IDEB de 5,5, Embu das Artes supera as médias nacionais, o que mostra que a educação na nossa rede municipal está no caminho certo. Nesse sentido, o compromisso dos profissionais  que atuam nas unidades escolares (professores e gestores) têm feito toda a diferença ao se apropriarem das propostas do município para a educação. Práticas e ações como a consolidação dos planos semanais por meio do Caderno do Educador; as reuniões regionalizadas de acompanhamento com gestores escolares; as formações oferecidas aos gestores; os incentivos à leitura com as Olimpíadas Literárias e com o Projeto Cidade Leitora,  dentre outras, revelam sua eficácia”, disse Paulo Vicente dos Reis, secretário de Educação de Embu das Artes. 

Em Taboão da Serra, a rede municipal ficou com 5.5 na média superando a meta de 5.3. Já em Itapecerica da Serra os alunos do 5º ano da educação básica atingiu a média de 5.2. 

“Quando o prefeito Fernando Fernandes iniciou esta gestão, assumimos um sério compromisso com a educação e com a saúde de Taboão da Serra. O resultado do IDEB é sinal que nossos esforços já estão surtindo efeito, tanto que não apenas superamos nossa meta, como também estamos acima da meta da região e do Brasil. Nosso intuito é agregar novos conteúdos e novas tecnologias que garantam o aprendizado e melhorem ainda mais estes números”, afirmou João Medeiros de Sá Filho, secretário de Educação de Taboão da Serra. 

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anaresc), também conhecida como Prova Brasil, foi aplicada em novembro de 2013 para cerca de 5.500 alunos do ensino fundamental. Os estudantes responderam a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática na resolução de problemas. A prova é aplicada tanto para a rede pública quanto para a rede particular. 

Comentários