Lançamento da Marcha das Mulheres Negras 2015 aconteceu em Itapecerica da Serra
O Fórum de Combate ao Racismo de Itapecerica da Serra e o Fórum de Mulheres Negras do Estado de São Paulo no dia 30 de agosto realizaram o Lançamento da Marcha das Mulheres Negras 2015, no Colégio Lebiste. O evento reuniu mulheres e homens de diversos segmentos da sociedade para uma Roda de Conversa com o tema "Contra o Racismo, Violência e pelo Bem Viver" coordenadas por Kika Silva do Núcleo Impulsor da Marcha.
Neste ano a homenageada foi a escritora Carolina de Jesus. Participaram também as cantoras Sharylaine e Vanessa, representando as mulheres do movimento Hip Hop, que declamaram poemas do livro Perifeminas II.
Outro tema abordado na tarde foi a prestação de contas do projeto Mulheres Negras - Cultura e Protagonismo, que tem na sua coordenação a ativista Kátia Trindade que também pertence ao Fórum de Mulheres Negras do Estado de São Paulo.
"Esse projeto permitiu que a sociedade tivesse um outro olhar para a mulher negra, além daquele representado na mídia, onde a figura da mulher negra vem carregada de esteriótipos. O diferencial desse projeto é a democratização dos bens culturais", afirmou.
O projeto encerra em novembro com um saldo de 6.000 visitantes, a exposição percorreu centros culturais, congressos, ongs, escolas, câmaras municipais e até mesmo rodoviárias nas cidades de São Paulo, Embu Guaçu, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Outro autor