Justiça de Taboão da Serra abre inscrições para o programa família hospedeira

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 24/08/2014

Já estão abertas as inscrições para os taboanenses que desejam participar do programa “famílias hospedeiras”, iniciativa da Justiça de Taboão da Serra e da vereadora Joice Silva. A iniciativa visa incentivar famílias a ajudarem na criação e educação das crianças e adolescentes abrigadas em instituições locais, sem possibilidade imediata de reintegração familiar ou adoção.

O projeto de autoria da vereadora Joice Silva foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em maio deste ano e promulgado recentemente pelo prefeito Fernando Fernandes. Agora, vara de Infância da Justiça de Taboão da Serra abre inscrições para as famílias interessadas em participar do programa.

O interessado deve procurar o Cartório da Infância e Juventude no Fórum de Taboão da Serra e pedir para preencher um formulário para habilitação de cadastro e levar cópia do RG, CPF, Certidão de Casamento (ou de nascimento para os solteiros), comprovante de residência e de rendimentos, atestado médico e fotos do pretendente e da residência que abrigará os jovens.

O objetivo é fazer com que essas crianças participem de eventos esportivos, religiosos, comemorativos, recreativos, passeios entre outros com a família hospedeira. “Esse projeto visa dar às crianças a oportunidade de terem uma família, seja por um final de semana, nos feriados, no período de férias ou em dias especiais. A família é muito importante na vida de um ser humano, é a base de tudo”, disse a vereadora Joice.

Segundo o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas com o projeto já instituído por lei, a ideia é desburocratizar ao máximo. “Isso será feito através das entidades de recolhimento para que as crianças tenham uma programação. Queremos garantir a essas crianças e aos adolescentes o direito a convivência familiar e comunitária”, afirmou.

A família pode acolher uma ou mais crianças e tem a liberdade, se quiser, a qualquer tempo, pedir sua exclusão ou ampliação do programa. Pessoas solteiras também poderão participar do projeto, desde que tenha todos os requisitos exigidos. Crianças a partir dos cinco anos de idade podem participar do programa.

Serviço

Fórum de Taboão da Serra - Cartório da Infância e Juventude
Rua Mário Latorre, nº 96 – Pq. Pinheiros

Comentários