Embu das Artes e do desenvolvimento com inclusão

Por Outro autor | 13/08/2014

Antes Embu agora Embu das Artes é uma estância turística, mas é também uma cidade multivocacional, com cinco centros comerciais fortes, além de parques industriais e centros logísticos. Governamos para todos, sem esquecer que temos uma população historicamente esquecida e que não tinha acesso à cultura de qualidade nem a outros serviços públicos. Situação que estamos revertendo com uma gestão democrática, popular e inclusiva.

Nesse sentido, implantamos uma política cultural que fomenta e valoriza a cultura local e dá acesso à população a programação cultural de qualidade e à formação de jovens e adultos. Criamos todo o sistema de cultura, com Secretaria, Conferência, Conselho e Plano Municipal. Entregamos dois centros culturais e estamos construindo o terceiro, criamos os Núcleos e Pontos de Cultura e estamos criando a Escola Municipal de Música.

Em sinergia com as diretrizes que movem as ações municipais e considerando os preceitos de que uma cidade boa para o turista deve ser boa para o morador, a Secretaria de Turismo deu novo impulso ao setor, buscando novos recursos e investindo na divulgação da estância.

Em termos de infraestrutura, iluminamos as entradas da cidade e revitalizamos o centro que recebeu calçadas com acessibilidade, vagas de estacionamento, sinalização, iluminação com luzes brancas e 62 câmeras de monitoramento 24h, garantindo segurança a moradores e turistas.

Criamos a Praça de Alimentação, com 24 quiosques, premiada pelo Sebrae por seu espírito empreendedor. Tem infraestrutura completa tanto para o turista quanto para o comerciante, com mesas e cadeiras, parque infantil, palco para eventos culturais, banheiros, fraldário, deque e estacionamento.

A Secretaria de Turismo fez mapeamento da produção artesanal, ampliou e qualificou a seleção de novos expositores para a Feira de Embu das Artes e pesquisa de fluxo turístico. Investiu mais de R$ 2 milhões em divulgação direta, com mapa, portal, totens em aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, anúncios nas revistas de bordo da TAM, GOL e TAP, Viagens SA, 29 Horas e no jornal Brasil Turis. Atua nas redes sociais com 12 mil seguidores. Além do convênio com o São Paulo Convention & Visitors Bureau, que colocou a cidade na rota do turismo de negócio.

Comprovando o impulso dado à Cultura e ao Turismo em meu governo, compramos um prédio para instalar o Campus de Graduação da Unifesp, com cursos nas áreas de Artes e Cultura.

E num rápido giro pela cidade é possível conferir novos empreendimentos na área de serviços, a exemplo da Sodie Doces, Empório Belas Artes, Padaria Solene Sabor, Empório Nordestino, Galeria de Artes Engenho, entre outros, em fase de execução ou planejamento, mostrando que a cidade e seu turismo estão fortes e em pleno desenvolvimento.

Chico Brito é prefeito de Embu das Artes

Comentários