Polícia de Itapecerica prende quadrilha que assaltava casas, condomínios e chácaras

Por Sandra Pereira | 3/08/2014

Já faz tempo que os moradores de Itapecerica da Serra convivem com um dos piores pesadelos que pode haver: o medo dos assaltos a residências. Em vários bairros da cidade criminosos literalmente tiram o sossego da população. Há vários relatos de famílias que ficaram horas em poder dos bandidos enquanto eles saqueavam suas casas. Também são muitos os casos em que os criminosos entraram e tiraram tudo de valor de dentro dos imóveis. Morar dentro de uma casa que já foi alvo desse tipo de prática é um dos piores pesadelos que pode existir. Nunca mais a rotina é a mesma, garante quem viveu essa situação dramática. Essa semana a Polícia Civil prendeu uma quadrilha especializada em assaltos a casas, condomínios e chácaras em Itapecerica e tirou de circulação parte dos criminosos que espalham o medo constante desse tipo de crime na cidade. Leia mais aqui  , aqui  e aqui

“Esse é um dos crimes que causa o maior trauma na população. Porque ser abordado por um ladrão, por um assassino dentro da sua casa, junto com a sua família é o pior que pode acontecer. Você ser roubado na rua, no ponto de ônibus é uma coisa, agora você ser roubado dentro da sua casa, que pode ser um casebre ou um castelo  é a pior coisa que pode acontecer”, afirma o delegado titular de Itapecerica da Serra Dr. Marcelo Santos Silva.

A quadrilha foi presa pela polícia após 8 meses de investigação. Entre os bairros em que os criminosos praticaram roubos a residências já confirmados estão:  Pinheiros,  Engenho e jardim das Palmeiras. Um dos acusados teria participação em pelos menos 5 assaltos a casas, condomínios e chácaras no município. A polícia pede ajuda da população para localizar e prender os assaltantes.

Os presos acusados de participar dos assaltos foram identificados como Alcione,  Cleiton e  Tiago, vulgarmente conhecido como Rato, preso em flagrante por porte ilegal de armas. Os três são réus confessos. Rato seria o líder do bando. A polícia civil trabalha agora para localizar e prender o acusado conhecido como Pavão.

“Todos já estão com a prisão preventiva decretada por assaltar casas, condomínios e chácaras de Itapecerica. O modus operandi da quadrilha liderada por Rato era sempre o mesmo. Os criminosos agiam depois de matar o cachorro das famílias. Levavam todos os objetos de valores e revendiam”, relata o delegado Vitor Santos de Jesus, responsável pela operação que prendeu a quadrilha.

De acordo com o delegado titular de Itapecerica Dr. Marcelo Santos Silva os assaltantes normalmente trabalham como caseiros, cortador de grama ou prestam serviço nas casas. E em razão da falta de dinheiro, se perdem, entram no mundo do crime e acabam praticando crime patrimonial.

“Eles roubam os bens da casa, eletrodomésticos, veículos, depois acabam abandonando os veículos dividem entre a quadrilha os bens roubados. E passam pra terceiros que acabam sendo os receptadores os objetos roubados.  A  gente pede a população vítima dos crimes para registrar o boletim de ocorrência. Isso nos dá subsídio para uma investigação de campo. São poucos os casos que a vítima roubada filma a ação. Isso facilita a investigação e nos prendemos os autores rapidamente”, sustenta o delegado titular.

Ele orienta a população para que tenham cachorros, mantenha bom relacionamento com seus vizinhos, tenham fogos de artifício em casa e ensina aos que possuem condições econômicas que utilize equipamentos eletrônicos como sensor de presença e antifurto. De acordo com Dr. Marcelo esses equipamentos não são caros.

“É bom as pessoas se cercarem das maiores garantias possíveis para evitar que sejam vítimas de crime patrimonial. Se tiver alguém ai que tenha informação sobre esses crimes deve repassar pra nós. Isso ajuda muito o nosso trabalho. A  polícia civil do estado de São Paulo, não só a de Itapecerica da Serra conseguiu prender uma quadrilha de ladrões sofisticada que se passavam como funcionários de uma empresa de serviços da  televisão, NET e SKY. Houve um roubo num condomínio de luxo e esses indivíduos usaram do mesmo modus operandi com informações privilegiadas”, afirmou o delegado.

Dr. Marcelo Santos orienta aos moradores que possuem informações sobre criminosos que façam denúncias por meio do 181, que garante sigilo absoluto, ou vá até a delegacia pessoalmente.

“O cidadão que dá informação aos criminosos e o que rouba tem que ir pra cadeia mesmo. Não tem outra saída. Temos que montar uma sociedade do bem e tirar esses vagabundos, ladrões e criminosos  da nossa convivência do diária”, finaliza.

Comentários