Pista de skate leva diversão e lazer pra garotada em Taboão da Serra
A pista de skate instalada na área do ginásio de esportes Ayrton Senna, em Taboão da Serra, ainda não foi finalizada mas já está agitando as férias escolares da garotada dos bairros da região. A nova pista de skate que já foi liberada pela prefeitura para alegria dos skatistas. É notável a satisfação dos jovens e crianças que gostam do esporte e frequentam quase diariamente a pista de skate. A pista está sempre cheia e é aberta ao público todos os dias.
Mas se de um lado à alegria dos skatistas está garantida por lá, do outro a falta de segurança tem preocupado os moradores e pais de jovens que frequentam o local. Alguns deles reclamam que o local não tem policiamento e é frequente a presença de usuários de drogas próximo ao local.
De acordo com Vanessa dos Santos, mãe de Caio, de 14 anos, a preocupação com as drogas é constante. Os filhos dela vão ao local diariamente o que aumenta o seu receio. “Tenho filhos adolescentes que vão a pista diariamente. Sinto falta de ver policiamento por lá. E a gente sabe que tem drogas”, avisa.
Perguntado sobre o problema da droga um skatista profissional que não quis se identificar defende que o local é tranquilo, não há problema com drogas aqui dentro. “Os pais não precisam se preocupar. Aqui é respeitado. Porém, lá fora a gente não tem controle”, admite.
Já o Coordenador do Ginásio, Adriano Tadeu Medeiros assegura que o local está sendo monitorado pela segurança da área. Ele afirma que quando identificam a presença de usuários de drogas no terreno a retirada é imediata. Ele faz um alerta aos skatistas lembrando que ainda faltam alguns reparos na pista e haverá regras para utilização:. Equipamento de segurança será a principal exigência. Placas de aviso serão colocadas assim que a pista for oficialmente inaugurada.
Fernando Araken, um dos idealizadores do projeto e skatista profissional lamenta o fluxo de gente. “Todo mundo quer se divertir e não tem espaço”, diz. Ele alega que o secretário de Esporte prometeu terminar a obra. Na verdade, aqui não é uma pista e sim um obstáculo, precisamos de uma plaza, uma street para ensinar as crianças. “Também precisamos de iluminação e mais apoio da prefeitura. Queremos mais seriedade é um esporte profissional”, desabafou.
Enquanto aguardam o final das obras, os amantes do skate podem aproveitar o que já foi feito. Os portões que dão acesso ao local, ficam abertos das 5 horas da manhã até as 23 horas.
“Agora é só esperar a pista ser finalizada porque as férias já estão acabando mas os finais de semana estão aí”, finaliza Laura Castro 12 anos estudante e moradora da região.