Escolas municipais de Taboão investem no ensino da matemática

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/07/2014

Já dizia o educador Paulo Feire que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Neste sentido, a Prefeitura de Taboão da Serra, está inovando o sistema de aprendizado nas escolas. Em especial, o ensino da matemática.

 2014 foi instituído pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra como o ano da matemática nas escolas. Para isto, diversos programas estão sendo desenvolvidos para estimular a criatividade, o raciocínio lógico e o desenvolvimento das crianças.

Todos os alunos estão participando do programa Matemática Descomplicada e em fase de teste, em algumas escolas, estão sendo desenvolvidos os programas Khan Academy e Mente Inovadora (Mind Lab), que utilizam plataformas digitais e jogos de raciocínio lógico, respectivamente. Já os educadores, estão sendo participando de formações para melhorar as condições de ensino e favorecer a troca de experiências.

 Segundo o secretário de educação, João Medeiros de Sá Filho, o intuito da utilização destes programas é aumentar o nível de conhecimento dos alunos na disciplina. “Os resultados em matemática, no mundo inteiro, revelam que existe um problema no ensino da disciplina. Logo é preciso utilizar novas metodologias, que sejam capazes de garantir um melhor aprendizado” – disse. 

O secretário afirma ainda que esforços e investimentos estão sendo conjugados para um ensino eficaz que pode ser levado para toda a vida. “Estamos implantando estes projetos, programas e ações, pois o conhecimento matemático cria uma diferencial muito grande na vida das pessoas. O ensino da lógica, por exemplo, é imprescindível para a sobrevivência neste mundo globalizado, do Século XXI” – afirmou.

Comentários