Saúde de Embu das Artes realiza campanha de busca ativa à Tuberculose

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/06/2014

A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Saúde, realizará de 16 a 30 de junho a campanha de busca ativa à Tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto-Socorros. O objetivo é a busca de casos, colher exames, quando necessário, e investigar a incidência de tosse.

Quem está com tosse contínua há mais de 15 dias deve fazer o teste do escarro para detectar a doença. O resultado sai em aproximadamente três dias. Para fazer a coleta é necessário evitar alimentação uma hora antes.

Embu das Artes registra, em média, 120 novos casos por ano. A cidade tem se destacado no controle da doença, recebendo o prêmio Qualidade em Tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo por 12 anos consecutivos, sendo que em 2013, em primeiro.

A doença

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Por outro lado, a doença pode ser curada em 100% dos casos desde que o doente siga corretamente as orientações. A Secretaria de Saúde do município acompanha o tratamento e oferece cesta básica de alimentos ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado.

Comentários