Festival de Cultura Japonesa animou apaixonados pela cultura oriental em Embu das Artes

21/06/2010

Algumas curiosidades do Japão foram desvendadas durante o 2° Festival de Cultura Japonesa realizado desde o começo do mês de junho, e, que se encerrou neste final de semana (19 e 20), no Parque do Lago Francisco Rizzo. Quem pensava que somente descendentes se interessam pelos assuntos e costumes do Japão estava muito enganado, afinal diferentes pessoas visitaram a feira e se encantaram com a diversidade de elementos que fazem parte deste mundo oriental.

A Reportagem do Jornal na Net visitou neste sábado o Festival e pode perceber que muitas pessoas foram conferir de perto a feira, em sua maioria jovens, com roupas, maquiagem, cabelos, costumes completamente diferenciados de muitos que frequentam as redes sociais, mas que contribuem para a moda de cada época e que são apaixonados pela cultura japonesa.

Com muitas barracas de produtos característicos do Japão, comidas típicas, e de animê, incluindo revistas, mangas, pôsteres. Os interessados também se inscreviam para participar ainda de concursos e torneio de videogame, animekê, cosplay e card game. Neste último sábado os concursos de desenhos infantis e ilustração de manga, além de oficinas de bambu, bonsai, card game, ikebana, origami, RPG, shodo, oshibana e soroban animaram o grande público presente.

O concurso de Animekê, por exemplo, reuniu 18 shows, com músicas características do Japão (misturadas com inglês), mas difíceis de cantar, todos os jovens que participaram faziam o seu melhor, afinal esperavam ganhar ingressos para o maior animikê do mundo: o animefriends.

Segundo Adriano de Jesus, este evento acontece todos os meses de julho, dos dias 9 a 18. “Sem dúvida este festival no Embu vai proporcionar a realização dos sonhos de muitos jovens que se dedicaram muito para ganhar esses ingressos. Posso falar baseado no meu esforço, afinal me preparei três meses antes para me apresentar hoje”, afirmou.

Lindos desenhos infantis e adultos também marcaram presença neste sábado. Cerca de 54 pessoas (crianças e adultos) participaram do concurso, de acordo com Gisele Silva uma das coordenadoras deste concurso, mas que também participa da ONG JUMP que através de projetos tenta promover ainda mais a cultura japonesa no município e na região.

“Muitos moradores de Embu não conhecem a cultura oriental, e se querem participar de eventos precisam se deslocar até a Av. Paulista para participar. Dá gosto de realizar concursos para divulgar a cultura japonesa e perceber que existem muitos interessados em suas características diferentes do Brasil”, justificou.

Os apaixonados por futebol e claro pela Copa do Mundo, também tiveram a oportunidade de assistir o jogo deste domingo (20/06) no Parque do Lago Francisco Rizzo, que colocou no horário do jogo (15h30) um telão para transmitir a segunda partida do Brasil.

Comentários