Leoa Helga será transferida de Taboão para Jundiaí nesta segunda-feira
01/06/2014 | Sandra Pereira
A leoa Helga será transferida do zoológico municipal do Parque das Hortênsias para o santuário da Mata Ciliar, em Jundiaí, na manhã desta segunda-feira, 2 de junho. A felina se adaptou a caixa de transferência instalada no seu recinto no dia 26 de março deste ano. No começo havia dúvidas de que o animal iria se adaptar ao equipamento – relembre aqui .
Helga será levada para a instituição dentro da caixa de transferência num caminhão. E deverá retornar a Taboão da Serra após a reforma do seu recinto no Parque das Hortênsias.
“Tomamos todas as providências para assegurar que a transferência ocorra sem maiores transtornos para a leoa. Vamos fechar o zoológico e deixar que apenas os tratadores e a equipe da Mata Ciliar acompanhe o procedimento para evitar que a leoa se machuque”, explicou o secretário de Cultura e vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes.
Ele disse que Helga se adaptou a caixa de transferência e até se alimenta nela. Helga é a maior habitante do zoo municipal de Taboão. Ela é a “estrela” do zoológico municipal. Quem visita o local se encanta quando passa na jaula da leoa, especialmente nos momentos em que ela desfila pelo seu recinto.
A leoa deve permanecer no santuário da Mata Ciliar somente durante o período de reforma do seu recinto no zoológico de Taboão, em seguida a felina será trazida para casa. A veterinária doutora em Ciência Animal e coordenadora de Fauna da Ong Mata Ciliar, Cristina Harumi Adania, acredita que o retorno da felina para o seu recinto em Taboão da Serra é a melhor opção para ela. A especialista disse que a leoa está em boas condições no zoológico da cidade.