Deputada Analice recebe secretário David Uip na Comissão de Saúde

Por Assessoria de Imprensa | 30/05/2014

Esta semana, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, recebeu o secretário de Saúde David Uip, que apresentou o relatório quadrimestral de gestão do SUS e da Secretaria, dia 27 de maio. A deputada Analice Fernandes é a vice presidente da Comissão.

David Uip detalhou número de municípios atendidos pela secretaria, percentual de pacientes nos hospitais públicos, necessidade de reformulação no organograma da Secretaria, além de dados estatísticos sobre internações, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos e a situação das Santas Casas no Estado.

A Secretaria está reorganizando o papel das 125 Santas Casas em funcionamento no Estado, que foram divididas em 69 hospitais de apoio, que oferecem retaguarda às Unidades Básicas de Saúde (UBS); 39 estratégicos, para atendimento à rede hospitalar do Estado, e 37 estruturantes, ou seja, de atendimento a casos de alta complexidade. O programa Pró-Santas Casas exigiu repasse de R$ 565 milhões. 

David Uip observou que "81% dos paulistas que procuram os prontos-socorros deveriam estar nas UBS, e nunca nos hospitais de alta complexidade”, disse o secretário que afirmou a urgente necessidade de reestruturar e organizar o fluxo de atendimento.

Para a deputada Analice Fernandes as Unidades Básicas de Saúde devem assumir papel principal, “precisamos intensificar o trabalho preventivo e o tratamento clínico se quisermos avançar na saúde pública”, disse a deputada Analice Fernandes.

“O que o secretário está propondo e fazendo é reorganizando a rede estadual, para fazer com que os recursos possam ser utilizados de maneira mais inteligente e eficaz”, afirmou a deputada Analice.

Comentários