Defesa Civil realiza operação de controle de águas em Itapecerica da Serra

Por | 14/06/2010

Nesta segunda-feira, (14) a Defesa Civil de Itapecerica da Serra, em parceria com o Departamento de Fiscalização, realizou a operação de controle das águas. Operação de muita importância, afinal tem como objetivo principal prevenir desmoronamentos devido ao despejo de água das residências junto aos barrancos, que põe em risco os moradores destas edificações, que na maioria das vezes não tem outro lugar para morar.

Esses moradores de uma hora para outra podem se encontrar em uma situação difícil de conviver, pois podem perder as suas casas que podem ser vítima de desmoronamento, após deslizamento de terra.

Segundo a Defesa Civil a principal causa é a tubulação que vai direto para o morro, deixando a água constante escorrendo e umedecendo o solo, sem contar na conhecida bananeira que muitas vezes também favorece tragédias, assim como a Dona Dalva no começo deste ano, que foi vítima de soterramento de terra, no parque paraíso.

A bananeira, de acordo com o coordenador da Defesa Civil Maurício Rocha, retêm todo o líquido do solo e deixa a terra úmida. “Sempre que constatamos a bananeira no morro, consideramos aquele local de risco”, enfatizou.

A operação iniciou-se no bairro Potuverá e se estendeu durante o restante do dia por todo o município.

Comentários