Itapecerica tem 19 casos de dengue, cidade multiplicou registros da doença

Moradores de Itapecerica da Serra estão preocupados com os casos de dengue no município. Em menos de 20 dias multiplicaram o número de pessoas confirmadas com a doença. A Autarquia de Saúde enviou nota informando que uma equipe está percorrendo bairros para orientar os moradores e detectar focos da criadouros do mosquito. Veja aqui e aqui.

O Jornal na Net já havia noticiado a preocupação dos moradores da região com os focos de dengue. O munícipe Luciano Lucindo enviou fotos do espaço público do Ginásio de esportes, onde a piscina está descoberta, com água parada e sinas de lodo.
“O local é usado para treinamento de auto escolas e finais de semanas sempre temos crianças no espaço externo do Ginásio. Temos também a vizinhança e com isto o Município está colocando a integridade física dos moradores em risco eminente”, afirmou.

Diante de tantos casos na região, Taboão já registrou 54 pessoas com a doença e 271 em suspeita, a Autarquia de Saúde de Itapecerica enviou uma nota para o Jornal na Net falando sobre as medidas tomadas para evitar a proliferação do mosquito e orientações para moradores da cidade. Uma equipe da prefeitura realizou um mutirão para orientar munícipes e localizar possíveis focos de dengue.

“Na semana passada, nos dias 16 e 17, equipes da saúde percorreram as ruas do Jd. Pelúcio, bairro que vem apresentando maior número de casos da doença, realizando visitas domiciliares com distribuição de folders, orientações sobre eliminação de criadouros, desratização, distribuição de capas para caixa d’água” informou o release enviado pela Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra.

A ação teve parceria da Secretaria de Obras, por meio da Regional Jacira, que realizou a Operação Cata Bagulho. “Foram recolhidos 4 caminhões lotados de móveis velhos, colchões, utensílios domésticos, materiais inservíveis que, quando depositados de forma inapropriada em terrenos baldios ou calçadas, acabam acumulando pontos de água que servem de criadouros do mosquito”, destacou.

A autarquia de Itapecerica da Serra alerta para a importância da população na luta contra a dengue e os modos de prevenir o seu avanço. “É necessário que cada morador se conscientize de seu papel na eliminação de possíveis criadouros do mosquito em suas residências”, finalizou a nota.

Confira os sintomas da Dengue

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.


Dengue Clássica

- Febre alta com início súbito.

- Forte dor de cabeça.

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

- Perda do paladar e apetite.

- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

- Náuseas e vômitos•

- Tonturas.

- Extremo cansaço.

- Moleza e dor no corpo.

- Muitas dores nos ossos e articulações.


Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

- Dores abdominais fortes e contínuas.

- Vômitos persistentes.

- Pele pálida, fria e úmida.

- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

- Manchas vermelhas na pele.

- Sonolência, agitação e confusão mental.

- Sede excessiva e boca seca.

- Pulso rápido e fraco.

- Dificuldade respiratória.

- Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Comentários