Palestra e dinâmica de grupo marcam assinatura de adesão à Carta da Terra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 16/04/2014

No último dia 10 de abril, no Auditório José David Binsztajn, sede da Prefeitura, o secretário de Educação João Antônio Valério e a secretária de Planejamento e Meio Ambiente Leda Aschermann realizaram a assinatura do Termo de Adesão à Carta da Terra Internacional, documento ligado à ONU que cuida de orientar e compartilhar informações e ações positivas em relação ao Meio Ambiente, Educação e Cultura de Paz. 

Trata-se de um passo relevante na direção de criar condições para a preservação da natureza, importante recurso do município, que está 100% inserido na área de preservação dos mananciais e que abastece a Represa do Guarapiranga, além de promover melhoria na qualidade de vida da população. 

“Vivemos um momento histórico. É uma honra estar com todos e fazer parte deste projeto que envolve o governo. Realizar ações que formalizam a cidade e atender as reivindicações das pessoas faz a gente olhar novas diretrizes para o município”, discursou Leda.

Logo depois da assinatura aconteceu a primeira palestra sobre o tema: “Carta da Terra para Crianças, Um Olhar Amoroso Sobre Itapecerica da Serra”, ministrada pela Dra Rose Marie Inojosa e por Eveline Lima Verde, especialistas no assunto há mais de dez anos.  

As palestras e dinâmicas foram enriquecidas pela visita que os participantes fizeram à Trilha Ecológica e à Estação de Tratamento de Resíduos no Complexo Administrativo da Prefeitura. As atividades foram ministradas para Diretores, Orientadores Pedagógicos, Coordenadores e Monitores que atuarão diretamente com os alunos nas escolas.

As ações acontecerão inicialmente em dezenove escolas da rede municipal entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial envolvendo professores, alunos e também a comunidade, na busca do desenvolvimento de práticas sustentáveis e harmoniosas entre a família e o meio em que vivem. 

O projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.
Também participaram do evento os secretários de Obras e Serviços (Henrique Monteiro), de Administração (José de Moraes), entre outras autoridades.

Comentários