Embu das Artes apresenta a Semana do Meio Ambiente com palestras e prestação de contas

Por | 12/06/2010

Com o intuito de multiplicar as ferramentas para que se faça presente a responsabilidade social de cada cidadão na preservação do meio ambiente, a cidade de Embu das Artes saiu na frente com a 9ª Semana do Meio Ambiente realizada desde está segunda-feira (7 a 16 de junho).

Com o subtítulo “Educação para a Sustentabilidade: construindo o desenvolvimento local”, as atividades tiveram início no Parque do Lago Francisco Rizzo, na manhã desta segunda-feira, dia 7. A temática propõe a transversalidade das ações para atingir os objetivos da preservação dos recursos naturais partindo da cidade até a esfera planetária foi apresentada na abertura do evento com a presença do prefeito Chico Brito e os secretários de Meio Ambiente, João Ramos, de Educação Rosemary Matos e de Participação Cidadã, Pedro Pontual, além do presidente da Câmara Municipal, Silvino Bonfim.

Nesta terça-feira, durante todo o dia foram ministradas palestras de empresas parceiras e entidades ambientais além do lançamento de um gibi da Secretária de Educação “O Embu tem preservAção”.

A Reportagem do Jornal na Net teve a oportunidade de acompanhar a palestra de Joaquim Rondon da Empresa Aquastock com o tema: Captação de água de chuva e também sobre a Construção Civil Sustentável – Pró-habitação/Projovem trabalhador Municipal ambas foram acompanhadas por cerca de 100 educadores, empresários, diretores, além de moradores de Embu.

Durante a palestra sobre o Curso Ministrado no Parque de Construção Civil Sustentável do Projovem Trabalhador, o tímido Maikon deixou expressada a sua satisfação em contar que aprendeu a produzir aquecedores solares, sendo que um deles está instalado no Parque.

“Agora estamos instalando um aquecedor na creche Sueli Maria Hipólito no bairro Santa Tereza que terá capacidade para 2 mil litros em duas caixas de água. A creche contará com 6 banheiros, 18 chuveiros e uma torneira quente que funcionarão através do aquecedor solar”, contou.

O evento teve programação até está quinta-feira, 11 com a peça teatral infantil “Epa! Que APA é essa?”, para atingir a diversas frentes de conscientização. Angélica Bustamante técnica da Secretária de Meio Ambiente explicou a Reportagem que a ideia desta peça é direcionar aos moradores, principalmente crianças e jovens a importância da preservação do meio ambiente. “É no Pq. Pirajuçara que está a concentração de moradores de Embu e lá a área verde é muito pequena”, justificou.

Por fim, no dia 16, às 17h30, na Câmara Municipal, acontece também a Audiência Pública de prestação de contas da Secretária do Meio Ambiente.

Comentários