Itapecerica é a cidade com menos casos de dengue na região

Municípios de Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Embu das Artes, estão em alerta devido a casos de dengue na região. Taboão já chegou a declarar estado de alerta, após serem confirmados 16 munícipes com a doença. As prefeituras orientam a população para os cuidados que devem ser realizados e as medidas caso seja detectado sintomas.  

Taboão da Serra é o município da região com mais casos de dengue, até o início de abril foram registrados 16 vítimas da doença. Já na cidade vizinha de Embu das Artes três casos foram confirmados.  

Itapecerica da Serra a cidade que menos sofre com a doença, até o momento só houve registro de um munícipe com dengue. Em nenhuma das três cidades da região foram registrados casos de morte.  

Em nota, a secretaria de saúde de Itapecerica da Serra falou sobre as medidas tomadas na cidade para evitar a proliferação da doença: 

“Como forma de prevenção da doença são realizadas constantes ações de orientação aos munícipes com atividades educativas, distribuição de capas de caixa d’água e de material sobre o tema, palestras e sensibilização da população para a colaboração e eliminação de possíveis reservatórios do Aedes Aegypti. Também são realizadas visitas a cada caso suspeito, buscando o vetor responsável (mosquito), com elaboração de um mapeamento para minimizar a possibilidade de epidemia e de novos casos associados.”

A dengue é uma doença silenciosa, que pode matar. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir é importante verificar lugares que podem acumular água e ficar alerta para os sintomas.

Dengue Clássica:

Febre alta com início súbito;
Forte dor de cabeça;
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;
Perda do paladar e apetite;
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores;
Náuseas e vômitos;
Tonturas;
Extremo cansaço;
Moleza e dor no corpo;
Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica:

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas;
Vômitos persistentes;
Pele pálida, fria e úmida;
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
Manchas vermelhas na pele;
Sonolência, agitação e confusão mental;
Sede excessiva e boca seca;
Pulso rápido e fraco;
Dificuldade respiratória;
Perda de consciência.

Comentários