Parque das Hortênsias sedia atividades de sensibilização sobre autismo

Por Sandra Pereira | 7/04/2014

O Parque das Hortênsias foi  tomado neste sábado, 5, por crianças e jovens autistas, familiares, profissionais de saúde e interessados no tema.  O local foi palco de várias atividades organizadas para marcar o encerramento da 1ª semana dedicada à sensibilização sobre o tema em Taboão da Serra. O grupo fez alongamento, caminhada, interagiu com os animais, montou quebra-cabeça sobre autismo, cantou, assistiu apresentação teatral e mostrou na prática que é preciso unir esforços contra o preconceito e em favor de políticas públicas de inclusão para os autistas. Veja fotos aqui.

Vestidos de azul os mais de 100 participantes da atividade chamaram a atenção de quem passeava pelo parque. A secretaria municipal de Saúde estima que Taboão da Serra tenha aproximadamente 1 mil moradores com síndrome do espectro autista. Cada um deles apresenta característica diversa dos outros.

A pequena Giovana Bonfim, de apenas 8 anos, era uma das mais animadas do grupo. Ela foi diagnosticada como autista aos 6 anos. Desde então a avó dela Magda Sueli Rodrigues Bonfim iniciou verdadeira via-crúcis para assegurar que a neta recebesse atendimento devido na rede municipal. Partiu dela a luta que resultou na aprovação da Lei de nº 2.195 – 14, de autoria do vereador Ronaldo Onishi, aprovada em fevereiro deste ano, que criou a I Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista realizada entre os dias 02 e 05 de abril. Ao todo quase 200 pessoas participaram das atividades.

geovana

“No começo foi bem difícil agora já estamos mais familiarizados com tudo. Essa lei foi um tijolo importante nessa construção que precisa contar com o apoio e a parceria de todos”, disse Magda Bonfim. 

A avó conta que a menina inicia conversas sobre temas de seu interesse. Mas, no período em que esteve no parque das Hortênsias a garota interagiu com várias pessoas, brincou, conversou sobre vários temas e demonstrou encantamento com os animais. Na jaula da leoa Helga ela se soltou literalmente. A felina retribuiu o carinho do grupo caminhando dentro do seu recinto, como que para se exibir. 

A montagem do quebra-cabeça foi um momento especial para o grupo que pôde interagir e aprender mais sobre as diferenças e o trabalho em equipe. As crianças participaram ativamente da brincadeira.

Para o coordenador do Caps Infantil, Rodrigo Manoel Geovanetti, a semana representou um marco na cidade no que se refere a mobilização da comunidade para a sensibilização sobre o autismo.  “Todo autista é diferente. Quanto mais ampliarmos os olhares sobre eles melhor”, resumiu. 

A secretária de Saúde, Raquel Zacainner, lembrou que o Caps oferece atendimento específico para os autistas. Citou que a cidade tem mil pessoas acometidas pela doença e revelou que normalmente as mães acabam assumindo sozinhas a tarefa de cuidar dos filhos autistas. 

Para o vereador Ronaldo Onishi a I Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi positiva e superou as expectativas iniciais. Ele agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos nas atividades e salientou que no próximo ano a meta é ampliar as ações. 

“Houve realmente um empenho de todos os envolvidos. As ações foram organizadas em tempo recorde. Acredito que demos um primeiro passo importante para construir uma rede de proteção às crianças autistas da nossa cidade”, salientou. 

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e altera três áreas importantes do desenvolvimento infantil: a comunicação, a interação e o comportamento. A criança não fala, tem dificuldade de interação e apresenta comportamento diferenciado.

Comentários