Ação da GCM Embu das Artes resulta em duas prisões em 24 horas

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/03/2014

Mais uma vez, a ação efetiva da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes teve resultados positivos. Foram dois casos registrados onde a presença da Guarda foi de suma importância para a resolução dos casos.

No dia 24/3, uma viatura da GCM  estava em ronda próximo à EM Paulo Freire, Jd. Santa Emília, quando um homem de 24 anos, passava pela Estrada de Itapecerica a Campo Limpo na contramão. Os GCM´s o abordaram e solicitaram documentos do motorista, que estava visivelmente alcoolizado e acabou confessando não possuir habilitação.  

Conduzido ao 1º DP de Embu das Artes, foi constatado que o veículo Palio usado pelo homem havia sido roubado de uma moradora da cidade no dia anterior. A vítima compareceu ao DP,  reconheceu o acusado, que está em prisão temporária, e recuperou o veículo.

Assalto frustrado

No dia seguinte  (25/3), outro caso também foi resolvido graças à GCM de Embu das Artes. Um homem e uma mulher conversavam na Rua Guaiba, no Jd. Novo Campo Limpo, quando suspeitaram de um homem de moto, que passava insistentemente por eles. Ambos saíram do local, porém em direções diferentes.

Foi quando o motoqueiro abordou a mulher, tentando roubar sua bolsa e pertences. O amigo da vítima avistou uma viatura da Guarda Municipal e solicitou socorro. Prontamente, os GCM´s  atenderam o pedido e tentaram abordar o homem, que fugiu rapidamente do local. No entanto, numa curva entre a rua Augusto de Almeida Batista e a avenida das Pombas, a moto derrapou e o homem acabou sendo abordado pelos guardas municipais. O motoqueiro foi preso por tentativa de assalto. A moto usada estava com o número do chassi raspado.

Cai número de ocorrências

Os números mostram que o trabalho ostensivo da GCM de Embu das Artes tem dado resultado. Este ano, foram 446 ocorrências registradas em janeiro e 337 em fevereiro, entre perturbações do sossego, furtos, atos infracionais, apoio a outros órgãos e outros. Nenhum homicídio ou latrocínio foi registrado.

Em 2001, Embu das Artes era uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Após a implantação da GCM, o número de homicídios vem caindo ano a ano.

A GCM foi  criada com 40 guardas e hoje conta com um efetivo de 136 guardas. Treinados anualmente, armados, motorizados com 13 viaturas, contam com bases móveis que ficam no Pq. Pirajuçara e no Jd. Vista Alegre e uma fixa no centro da cidade. Além disso, há a base da Guarda Ambiental no bairro Itatuba.

A GCM é reconhecida pelo trabalho  que desenvolve em cooperação com as polícias Civil e Militar, baseado nos princípios de segurança comunitária, e tem contribuído para a solução de diversos casos policiais na cidade.

Para entrar em contato:

GCM - Base Central
Av. Elias Yazbek, 824
Telefones: 153 / 4781-3249

GCM Ambiental – Base Itatuba
Estrada Maria José Ferraz do Prado, 2635
Telefones: 153 / 4778-0999

Comentários