Vereadores Jonas Feijó e Dr. José Martins criam lei de mutirão de saúde em Itapecerica
Foi aprovado pela Câmara Municipal de Itapecerica da Serra o projeto de lei 1085/2014, de autoria dos vereadores Jonas Feijó e Dr. José Martins, que prevê a inclusão do mutirão de saúde e cidadania na cidade. O objetivo do calendário é disponibilizar uma data anual para atendimento dos munícipes em diversas áreas da saúde, além de realizar palestras de cuidados e bem estar.
Visando a necessidade de uma data reservada para a saúde, na qual todos os munícipes pudessem receber atendimentos médicos, odontológicos, embelezamento e bem estar gratuito. Os vereadores reuniram-se para criar o projeto, que foi aprovado por seus colegas da Casa.
“Esse projeto é fruto de uma indicação e essa indicação virou realidade quando a doutora Dalva (Secretária de Saúde), fez um mutirão com os agentes de saúde que teve exames de prevenção de câncer, tratamento odontológico e consultas. No momento que eu visitei esse mutirão eu achei muito importante, porque a população (de Itapecerica) estava em massa no local” disse o vereador Jonas Feijó.
Jonas atribui o sucesso do projeto devido à necessidade no município de atendimento médico e a dificuldade em marcar uma consulta. “A saúde na cidade e em toda região é deficitária. Com isso tendo o mutirão da saúde vai ajudar a desafogar as filas nas UBSs”, concluiu.
O Dr. José Martins falou sobre a importância do projeto e os benefícios que trará para os moradores de Itapecerica da Serra. Há anos na política de Itapecerica o vereador vê a possibilidade de mudanças positivas para os munícipes.
“O projeto visa perpetuar as atividades da saúde e incluir no calendário do município. Esse mutirão pode prevenir muitas doenças e realizar exames corriqueiros, mas que o trabalhador de alguma forma geral não tem tempo para isso. Ele não consegue agendar uma hora em uma unidade de saúde ou chega tarde do trabalho e não tem acesso a UBS. Então a unidade vêm até a rua para que o cidadão possa se valer desses benefícios que são oferecidos pela saúde”, disse.
O vereador explicou ainda que outubro foi escolhido como mês do mutirão por uma questão de necessidade de escolha, sendo assim obrigado a acontecer anualmente nesta data, mas isso não proíbe que ocorro em outros meses do ano.
“Outubro foi escolhido, porque é o mês rosa e podemos fazer os diagnósticos do câncer de mama. No mínimo em outubro daqui para frente teremos o mutirão de saúde na cidade, espalhados por todos os pontos do município”, finalizou o Dr. José Martins.