Itapecerica da Serra vacina meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 14/03/2014

Começou nesta segunda-feira, 10 de março, a campanha de vacinação contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero. A campanha visa vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade.
Em Itapecerica da Serra, a vacinação está sendo realizada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares que têm alunas nessa faixa etária.
A campanha segue até o dia 10 de abril.

Sobre o HPV 

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão ocorre via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto (a chamada transmissão vertical).
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas e em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, estas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Comentários