Governo de Embu das Artes realiza campanha contra HPV

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/03/2014

O Governo da Cidade de Embu das Artesinicia, no próximo dia 10 de março, a campanha de vacinação contra o HPV (HumanPapiloma Vírus). Mais de 7.000 meninas, entre 11 e 13 anos de idade, estudantesde escolas públicas e particulares, deverão ser vacinadas. O principal objetivoé prevenir o câncer de colo do útero, reduzindo a incidência e a mortalidadepor esta doença, que é a segunda principal causa de morte por neoplasias entremulheres no Brasil.

Bastam três doses para ficar imune. Aprimeira será ministrada na própria escola,  pela Secretaria Municipal deSaúde. As meninas que estão fora da rede de ensino, podem procurar uma unidadede saúde mais próxima no período da campanha. A segunda dose será em setembro ea última após cinco anos. A vacina não substitui a realização do examepreventivo, o Papanicolau, ou o uso de preservativos.

A ação faz parte do Programa Nacionalde Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% dopúblico-alvo em todo o Brasil.  Em 2015, será a vez das meninasde 9 a 11 anos receberem a vacina e, em 2016, somente as de 9 anos. Avacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda nãoiniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Comentários