Dentistas de Itapecerica receberam casos de moradores com aparelhos de “camelô”
Uma reportagem do programa Fantástico, alertou adolescentes e pais para a nova “modinha do momento”, o uso de aparelhos sem indicação de dentistas. Para adquirir o produto é simples, o cliente compra em bancas de rua e é ensinado, no mesmo local, a colocar o acessório, que possui cores e modelos diferentes dos encontrados em clínicas.
Dentistas de Itapecerica da Serra, já receberam casos como esse. Segundo a Drª Érica Correia, uma paciente chegou chorando em seu consultório, localizado no centro da cidade. A jovem foi atendida em carácter de urgência, e seu aparelho foi extraído, sem nenhuma complicação mais grave.
Esse caso não é uma exceção na cidade, segundo relatos da dentista, outros consultórios receberam esse tipo de emergência. “Já recebi alguns casos como esse, parece que vendem em Itapecerica. Colocar esse tipo de aparelho é muito perigoso”, afirmou a dentista.
Em entrevista para o programa Bem Estar da Rede Globo a cirurgiã dentista e supervisora do Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Cláudia Garrido, afirmou que tanto para os jovens que colocam os acessórios por conta própria, quanto os que mantêm o aparelho depois de um tratamento odontológico para personalizar correm risco de danificar a estrutura dentária e comprometem a saúde bucal.
O Jornal na Net alerta para o perigo em usar um aparelho sem prescrição e acompanhamento odontológico e os riscos que podem causar para a saúde bucal do paciente.