Escola de Samba Rosa Serrana encanta carnaval em Itapecerica da Serra
Com um desfile bonito e organizado, a escola de samba de Itapecerica da Serra Rosa Serrana, animou os moradores ao som da bateria e o samba no pé das passistas. O desfile aconteceu na Avenida Itália, no Parque Paraíso, e contou com a presença dos moradores do local e dos bairros vizinhos, que prestigiarem o carnaval Itapecericano. (fotos)
Fundada em 1989 a escola de samba Rosa Serrana é um projeto dos moradores do Parque Paraiso e não possui patrocínio do município. A agremiação já chegou a se apresentar na Avenida XV de Novembro, mas devido a proibição da prefeitura hoje desfila apenas no bairro. Com um carnaval bonito e bem organizado, os integrantes da verde e rosa (mesmas cores da Mangueira – Rio de Janeiro) animaram os foliões que passavam pela Avenida Itália.
Fundador da escola e integrante da bateria, Edson Franças da Silva, 64, orgulha-se em falar da Rosa Serrana. “Ela é tudo pra mim, porque Itapecerica não tem nada e a nossa escola representa a cidade”, destacou.
Esse é o primeiro ano que eles desfilam no Parque Paraíso e a intenção é mostrar todo o samba da verde e rosa.
“Nós viemos para o Parque Paraíso, porque eles não deram espaço para a gente. Nós estamos lutando para desfilar no centro”, disse Edson que e complementa, “somos a única escola de Itapecerica e o patrocínio é da própria comunidade”.
Quem também estava emocionada em desfilar em seu primeiro ano de reinado, foi a rainha da bateria Evelyn Pereira Ricardo, de 18 anos. A estudante falou com o Jornal na Net na concentração da bateria. “Eu estou nervosa e tremendo muito. É maravilhoso participar, estou adorando”, afirmou.
Com um desfile bonito e animado a Rosa Serrana não decepcionou os moradores presentes e a comunidade que vieram assistir a escola. Após percorrer as ruas do bairro, os integrantes da bateria e os blocos reuniram-se próximo a um palco montado na Avenida Itália e tocaram muito samba e marchas de carnaval.
Rosa Serrana e Parcerias
Mesmo não tendo o apoio da prefeitura de Itapecerica da Serra, a escola de samba Rosa Serrana conseguiu apoio do vereador e morador do bairro Fabinho Gêmeos e da Cohab Comunidade, ambos ajudaram na organização do evento.
A Cohab Comunidade já existe há 19 anos, eles possui um projeto chamado PSCC (Projeto Social Cohab Comunidade) e trabalham para melhorias no Parque Paraíso.
“Como a prefeitura não deu recursos para fazer o desfile, a Rosa Serrana em parceria com a Cohab Comunidade se uniu para fazer o desfile de rua, no intuito de resgatar o samba, unir a comunidade e fazer com o carnaval seja o carnaval da família e da alegria. Esse é o nosso proposito para hoje”, disse Leide Brito, uma das coordenadoras da Cohab do projeto.
O vereador Fabinho Gêmeos, que é morador do Parque Paraíso e participa de projetos sociais, juntamente com a equipe Jovões, no bairro há 12 anos, também colaborou com o evento à convite da escola de samba.
“O Marcão me convidou para dar um apoio para a escola, como nós somos carentes de atrativos na cidade, eu vim aqui para ajudar”, disse.
Fabinho ajuda em outros projetos da comunidade, um dos mais famosos é a corrida de Carrinho de Rolimã.
Errata:
Diferente do que foi informado na matéria a escola de samba Rosa Serrana recebeu o apoio da Secretária de Esportes e Cultura de Itapecerica da Serra, além da Cohab do Parque Paraíso.