Vereadores de Itapecerica criticam Sabesp e Eletropaulo em sessão da câmara

A sessão da câmara municipal de Itapecerica da Serra desta terça-feira, 18, foi marcada por calmaria e críticas as empresas Sabesp, Eletropaulo e a falta de limpeza nos interiores das escolas e creches da cidade. A noite teve ainda requerimentos e projetos de lei aprovados e a leitura da ata da sessão anterior.

Assunto recorrente nas sessões da câmara municipal, a constante falta de água e energia elétrica em Itapecerica, pautou os vereadores. Hércules da Farmácia, Gerson Lazarin, Edicarlos Sangue Bom, Trolesi, Jonas Feijó, Pastor Ernandes e Cicero Costa, destacaram o problema com a prestação de serviços das empresas citadas na cidade e as reclamações constantes dos munícipes.

Entre pedidos para o bairro Jardim Sampaio, dentre eles a retirada do mato da creche Arará, limpeza de ruas, calçadas e terrenos baldios, Hércules da Farmácia falou sobre a luta que vêm enfrentando há meses com a iluminação pública da Rua Manoel Maximino da Rosa. O local está sem fornecimento de energia elétrica, o que vem causando medo nos moradores.

O vereador que possui uma farmácia na rua, diz que já entrou em contato várias vezes com a empresa AES Eletropaulo, mas até o momento não obteve retorno. “Depois de cinco protocolos de atendimento, eles me deram cinco dias para resolver o problema e até agora nada. Fui até a delegacia e fiz um boletim de ocorrência, para preservar meus direitos”, afirmou.

Hércules irá enviar o boletim para o ministério público, a fim de ter a situação resolvida no local. “Eu fiz o que pude. Liguei, fiz B.O., mas temos que fazer uma ação maior contra o descaso que a Eletropaulo, Sabesp e outras concessionárias tratam a população”, concluiu.

Edicarlos Sangue Bom destacou a falta de água e luz na cidade, o vereador disse que Itapecerica da Serra “de dia fica sem água e de noite sem luz” e como os outros colegas vereadores pediu providências sobre esse problema. “Água e luz é um bem necessário para nossa população”, afirmou.

Sangue pediu ainda que fosse dada prioridade ao assunto de transporte público nos bairros do Jardim Sampaio e Nissalves, que sofrem com a falta de ônibus. O vereador cogitou a possibilidade da linha de Cotia, que vem do São Marcos passar pelos bairros, facilitando o acesso dos moradores ao centro de Itapecerica.

Em sua fala Edicarlos parabenizou Embu das Artes que fez aniversário de 55 anos e elogiou o prefeito Chico Brito pelo progresso realizado na cidade. No fim de seu discurso Sangue destacou a vontade e esperança que Itapecerica siga o mesmo rumo do município vizinho.

“Eu quero que a cidade progrida. Eu não estou torcendo contra a administração de ninguém”, finalizou.

Gerson Lazarin em seu uso da palavra citou a matéria do Jornal na Net sobre as calçadas e mato na rua do Hospital Geral de Itapecerica e pediu que sejam tomadas medidas sobre o dono do terreno abandonado. (veja)

O vereador Jonas Feijó começou seu discurso elogiando o governo do prefeito Chuvisco e os investimentos que conseguiu para a cidade e seus colegas da Casa de Lei que trabalham no levantamento dos recursos. 

Como os outros vereadores Feijó destacou os problemas enfrentados com a Sabesp e a falta de cumprimento dos prazos que a distribuidora propõe. 

“Na sessão passada fiz algumas denúncias sobre o bairro Trape e a situação das ruas que estão intransitadas. A Sabesp deu um prazo de um mês, mas eu não estou acreditando muito nisso, essa é uma preocupação para todos nós e vamos continuar cobrando para resolver os problemas”, afirmou.

Após Jonas Trolezi subiu na tribuna, na segunda semana seguinte, para falar sobre a lei dos mananciais e o prejuízo e impossibilidade de crescimento que ela gera. O vereador parabenizou o pedido que Chuvisco fez ao governador Geraldo Alckmin na visita do último domingo, 16, mas ressaltou a importância de reunir o prefeito junto aos vereadores da câmara de Itapecerica da Serra, para realizarem uma reunião com Alckmin, a fim de debater as questões referentes a Eletropaulo.

“O governador tem que se sensibilizar com a nossa situação. A lei de mananciais tem que ser mudada para melhorar a cidade”, concluiu Trolezi.

Finalizando os discursos da noite, Cicero Costa falou sobre os investimentos e benefícios trazidos pelo governo estadual para Itapecerica e destacou a importância da fala de seu colega Trolezi em relação ao crescimento da cidade.
“A cidade não vai crescer desta forma que está sendo proposto, tanto pela Sabesp quanto pela Eletropaulo. Temos Embu das Artes que está procurando lugares para expandir e Itapecerica não consegue liberação do Cetesb?”, disse.

Cicero falou ainda sobre a situação da limpeza das escolas e creches municipais, e afirmou não acreditar que em 45 dias de férias não foi possível limpar os locais. Após o término do seu discurso o presidente deu como encerrada a sessão desta terça-feira, 18.

Comentários