Corpus Christi reúne muitos fiéis nas ruas centrais de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho. Essas três palavras definem o que significa o feriado de Corpus Christi (corpo de cristo) para as pessoas, que hora participaram efetivamente ou prestigiaram a data ao conferir os lindos tapetes que estavam montados nas ruas centrais das cidades. Afinal nesta quinta-feira, 3, artistas enfrentaram muito frio e demonstraram disposição de madrugada para montar os tapetes nos mínimos detalhes e proporcionar encanto aos munícipes.

Milhares de pessoas participaram da tradição católica nas cidades de Itapecerica, Embu e Taboão. A emoção e a surpresa tomaram conta dos munícipes adultos que levaram os seus filhos para mostrar o lindo tapete colorido. Sem perder tempo, a jovem menina Nathally dos Santos, moradora do Jardim Jacira, Itapecerica da Serra não parava nem ao menos alguns segundos de tirar fotos.

“O tapete está lindo como é a primeira vez que minha mãe me trouxe para acompanhar vou tirar fotos de todas as imagens para colocar no meu álbum, pois ele (álbum) está com muito espaço vazio”, contou.

Milhares de fiéis foram conferir quilômetros de tapete com temas litúrgicos que enfeitaram as ruas centrais das cidades, após ser aberto ao público, uma missa foi realizada com a presença dos fiéis e na sequência a procissão onde o Santíssimo Sacramento passa em cima do tapete.

Corpus Christi em Itapecerica

Em Itapecerica da Serra a tradição é realizada há mais de meio século e reúne além de milhares de fiéis, turistas. “No início os moradores da cidade enfeitavam as ruas em frente as suas casas com desenhos à base de borra de café, flores, tampinhas de garrafas entre outros materiais”, contou Carlos Henrique, mais conhecido como Carlão.

Segundo Carlos Henrique, um dos organizadores do evento, foram confeccionados cerca de 900 m² com diversos temas litúrgicos. “Neste ano decidimos enfatizar a Copa do Mundo de futebol”, contou.

Ao todo foram utilizados 5 mil toneladas de serragem tingida, além de pó de serra e dolomitas (pedrinhas). Cerca de 100 alunos das escolas estaduais e particulares ajudaram na montagem do tapete que contou com 58 quadros, que começou às 4h da manhã e foi aberto ao público às 10h.

Ao todo 30 mil pessoas foram prestigiar os lindos tapetes que enfeitaram a rua Ladeira Capitão Moraes e Treze de Maio (em frente a praça Largo da Matriz). Outros bairros da cidade, tais como: Parque Paraíso, Jd. Branca Flor, Valo Velho, Jd. Cinira, Jd. Jacira e Santa Júlia, também confeccionaram tapetes.

A moradora do Parque Paraíso Elizia Mauricio afirmou que todo o ano prestigia os tapetes. “É muito bonito, temos que cultivar cultura na cidade. A mesma está carente de eventos com essa importância”, justificou.

Os católicos lotaram o Largo da Matriz durante a missa do Padre Alberto Gambarini, que aconteceu do lado de fora do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres.

Confira mais fotos de Itapecerica

itap_tapete.jpg

itap_tapete_2.jpg

Comentários