Revitalização do Parque das Hortênsias leva mais de 50 pessoas às ruas em Taboão

Por Sandra Pereira | 12/01/2014

O ato realizado em favor da revitalização do Parque das Hortênsias reuniu  55 pessoas em marcha da praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão até a porta do parque. A baixa adesão popular não expressou o tamanho da mobilização criada no Facebook, e nem mesmo a necessidade antiga de investimentos no local. Desde 2011 são realizadas mobilizações pedindo a revitalização do parque e melhorias na qualidade vida dos animais. O Ministério Público interveio e foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no qual constam várias obrigações da prefeitura, que só agora devem ser atendidas. No final de 2013 a revitalização voltou à pauta após a divulgação das mortes de felinos no zoológico. 

Mesmo representando uma causa justa a mobilização deste sábado acabou sendo marcada por fatos negativos. Houve discussão entre os organizadores, que por muito pouco não acabou em confusão, tentativa de intimidação à imprensa, barrada por um integrante do Psol, José Afonso, já habituado na condução de atos como o desse sábado. Outro fato marcante foram as críticas, que se aproximaram de acusações, contra meios de comunicação da cidade, sem a citação expressa de quais seriam. A polícia acompanhou todo o ato distante.

Já no final da marcha uma jovem que participava da mobilização chamou a atenção de todos ao lembrar que o ponto central do ato seria a garantia urgente de melhoria das condições de vida dos animais que vivem no parque. A moça disse que a solução ideal para os animais de grande porte seria o envio para santuários onde poderão viver em ambientes mais adequados e com qualidade de vida. Ela lembrou que desde 2010 a imprensa regional divulgava matérias retratando a precariedade do parque e o descaso com os animais. 

“A prioridade na revitalização tem que ser o bem estar dos animais e não a reforma física. O ideal é retirar os animais e levá-los para santuários. Não está correto começar a reforma pelo piso ou pelo parquinho. Temos que priorizar a vida dos animais”, ponderou Gabriela Tolentino de Sá.

Desde 2012 a jovem trata da questão do parque com integrantes de órgãos ambientais pedindo explicações sobre as condições de vida dos animais e pedindo mais atenção ao espaço e a vida animal que o habita. 

Mas, apesar dos dissabores da manifestação desse sábado, 11, o movimento de Revitalização do Parque Hortênsias já é vitorioso. Uma semana antes da saída às ruas a prefeitura de Taboão prometeu iniciar as obras impostas no TAC. Também já está sendo dada como certa a transferência da leoa Helga para um santuário em Jundiaí nos próximos dias. O mesmo poderá ocorrer em breve com outros animais.

 Além disso, um dos principais pedidos do movimento, a divulgação dos laudos atestando as causas das mortes do leão, dois tigres e de uma jaguatirica que habitavam o parque, ocorridas em 2013 poderá ser atendida por solicitação da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal que já requisitou as informações. 

Por meio do Facebook o presidente da Comissão, vereador Ronaldo Onishi, informou que requereu as informações e se comprometeu a torná-las públicas logo que as receber. Ele também disse ter solicitado informações do inquérito policial que apura o descarte de uma carcaça de leão num terreno baldio do Jardim Record. 

Também por meio do Facebook moradores reclamaram de não terem sido avisados da manifestação. Apesar de toda a divulgação que o evento teve. Integrante da organização Claunir Lins chegou a lamentar a baixa adesão, mas disse que o movimento cumpriu seu papel.

Ao longo de todo o percurso num carro de som os organizadores criticaram a gestão do prefeito Fernando Fernandes, bem como a administração do parque e falta de condições adequadas para os animais.

Comentários