Linhas circulares de Taboão não aumentaram passagem em 2014

Por Sandra Pereira | 6/01/2014

Pela primeira vez em quase 10 anos de operação em Taboão da Serra a Viação Pirajuçara não solicitou a prefeitura estudos para aumento da passagem do transporte municipal, como sempre ocorre no começo de cada ano. Tudo indica que ao menos nos próximos meses de 2014 os usuários do transporte municipal de Taboão não terão que pagar mais caro para andar nos coletivos, como sempre ocorreu na última década. Além de não reajustar o preço da passagem a Pirajuçara ainda está sendo cobrada a dar respostas a questões como qualidade, limpeza, regularidade dos horários e renovação da frota.

“Não tivemos nenhuma conversa sobre aumento de passagem.  Também não foi aberto nenhum estudo nesse sentido. A empresa não fez essa solicitação”, disse o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola, lembrando que o último reajuste foi concedido no dia 22 de dezembro de 2012, pelo ex-prefeito Evilásio Farias e revogado no dia 15 de janeiro de 2013 pelo prefeito Fernando Fernandes.

Como a Pirajuçara não se pronunciou sobre os motivos pelos quais não apresentou pedido para aumentar o valor da passagem na cidade, indo na contramão de todo o histórico dos anos anteriores, os usuários do transporte municipal ouvidos pela reportagem do Jornal na Net acreditam que a empresa abriu mão do aumento para conseguir renovar o contrato com a administração no próximo ano. Também há os que entendem que os protestos realizados em 2013 frearam os planos de reajuste e os que apontam que a união dos dois fatores impossibilitou o reajuste.   

De acordo com o secretário de Transportes, o contrato da administração com a Pirajuçara completa 10 anos em 2015, quando será aberta nova rodada de discussão sobre a concessão que pode ser renovada por mais 5 anos. O momento será propício para que a prefeitura ajuste o contrato de forma que o mesmo possa atender às necessidades dos usuários que frequentemente criticam a empresa concessionária.

Mesmo sem reajuste os moradores da cidade que utilizam o transporte municipal consideram  caro o valor de R$ 3,00 pago nas passagens dos ônibus circulares. Eles argumentam que o itinerário das linhas é curto se comparado com os de outras localidades. O próprio prefeito Fernando Fernandes também já deu declarações à imprensa neste sentido e já antecipou que durante a renovação do contrato a cidade terá a oportunidade de corrigir distorções. 


Comentários