Linhas circulares de Taboão não aumentaram passagem em 2014
“Não tivemos nenhuma conversa sobre aumento de passagem. Também não foi aberto nenhum estudo nesse sentido. A empresa não fez essa solicitação”, disse o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola, lembrando que o último reajuste foi concedido no dia 22 de dezembro de 2012, pelo ex-prefeito Evilásio Farias e revogado no dia 15 de janeiro de 2013 pelo prefeito Fernando Fernandes.
Como a Pirajuçara não se pronunciou sobre os motivos pelos quais não apresentou pedido para aumentar o valor da passagem na cidade, indo na contramão de todo o histórico dos anos anteriores, os usuários do transporte municipal ouvidos pela reportagem do Jornal na Net acreditam que a empresa abriu mão do aumento para conseguir renovar o contrato com a administração no próximo ano. Também há os que entendem que os protestos realizados em 2013 frearam os planos de reajuste e os que apontam que a união dos dois fatores impossibilitou o reajuste.
De acordo com o secretário de Transportes, o contrato da administração com a Pirajuçara completa 10 anos em 2015, quando será aberta nova rodada de discussão sobre a concessão que pode ser renovada por mais 5 anos. O momento será propício para que a prefeitura ajuste o contrato de forma que o mesmo possa atender às necessidades dos usuários que frequentemente criticam a empresa concessionária.
Mesmo sem reajuste os moradores da cidade que utilizam o transporte municipal consideram caro o valor de R$ 3,00 pago nas passagens dos ônibus circulares. Eles argumentam que o itinerário das linhas é curto se comparado com os de outras localidades. O próprio prefeito Fernando Fernandes também já deu declarações à imprensa neste sentido e já antecipou que durante a renovação do contrato a cidade terá a oportunidade de corrigir distorções.
Sandra Pereira