Meses de julho, agosto e setembro foram marcados por tragédias
Julho começou com manifestações, campanhas de saúde, prisões e festa do peão do boiadeiro em Itapecerica da Serra. Em Taboão da Serra, o movimento “Vem Pra Rua Taboão” realizou no dia 4 de julho um manifesto cultural, com música e arte na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara. O intuito do ato foi impedir que o prefeito Fernando Fernandes construísse o Poupatempo no local, garantindo que o espaço seja utilizado pelos jovens e eventos culturais.
Também em Taboão da Serra, a Secretaria de Saúde vacinou mais de 17 mil crianças de seis meses a quatro anos, contra a poliomielite. A prefeitura conseguiu ultrapassar sua meta que era de 95% das crianças. A famosa gotinha foi aplicada nas demais cidades.
Em Embu das Artes o assunto de julho foi a Cassação do vereador Ney Santos. A Câmara Municipal foi notificada oficialmente sobre o processo contra o vereador no dia 22 de julho, através do ofício nº 127/2013, assinado pelo juiz eleitoral, Gustavo Sauaia Romero Fernandes, também autor da segunda sentença de cassação do vereador. Ney Santos foi cassado por suposta compra de votos, durante a campanha eleitoral de 2012. O nome do vereador foi um dos assuntos mais comentados do ano.
A cidade do Embu recebeu 5 mil pessoas para celebrar a marcha de Jesus, cantando muitos hinos de louvor e parando em vários pontos da cidade para orar os fiéis de várias igrejas evangélicas seguiram pelas ruas do município. A Marcha para Jesus já se tornou tradição no município e esse ano foi realizado com apoio da prefeitura da cidade.
Em Itapecerica da Serra um motorista de um caminhão perdeu o controle e invadiu o posto de combustíveis da BR Petrobrás, localizado na Rua Miguel Rotger Domingues. O veículo atingiu uma bomba de gasolina e houve vazamento do combustível no posto. O acidente ocorreu, após o homem ter perdido o controle do veiculo e entrar pela lateral do posto em alta velocidade, batendo em uma bomba de gasolina e parando ao atingir o muro no fundo do posto. Ninguém ficou ferido.
Julho para os Itapericanos é um dos meses mais esperados no ano. Com poucas opções de lazer a cidade já é famosa pela Festa do Peão de Boiadeiro, e em 2013 a ansiedade pelo evento não foi diferente. O Rodeio recebeu vários cantores de sucesso da música sertaneja. A única reclamação dos frequentadores do evento foi o ginásio de esportes que não foi totalmente reformado após a queda, ocasionando o impedimento do famoso “bailão” no local.
Ainda em julho a Aldeia M’Boi completou 459 anos com vasta programação em Embu das Artes, Embu e Itapecerica pararam Régis e Rodoanel em ato unificado, entre outros assuntos acompanhados pelo Jornal na Net.
Agosto
Em Embu das Artes agosto foi o mês de protestos de professores da rede municipal em repudio a alteração da data de pagamento dos vencimentos. Há uma década o salário dos servidores públicos era pago no final de cada mês, mas a prefeitura realizou mudanças na folha. Por meio de nota a prefeitura informou que o pagamento do salário passaria para data de todo 5º dia útil do mês, conforme consta no artigo 144 do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Embu das Artes, Lei Complementar nº 137, datado de 12 de março de 2010. Essa decisão incomodou os professores que ameaçaram entrar em greve.
Em Taboão da Serra também houve manifestações, um grupo de 100 ciclistas pediram a implantação da ciclovia no eixo Butantã Taboão da Serra. O ato começou na região do Butantã de onde os ciclistas seguiram até a rua do prefeito Fernando Fernandes. Os manifestantes pretendiam se unir com o prefeito para debater o assunto.
Além de manifestações, Taboão e Embu passaram por casos de violência e acidente envolvendo arma de fogo que chocou os moradores das cidades.
Em Taboão da Serra um menino de apenas 14 anos faleceu após ser atingido por um tiro na cabeça durante uma “brincadeira” com outro amigo um ano mais velho que ele. O disparo foi feito pelo amigo da vitima B.E.S de 15 anos, enquanto estavam em casa, na Rua Kaoro Maruyama, bairro São Judas. O garoto atingido chegou a ser levado para a sala de cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Geral do Pirajuçara.
Em Embu das Artes um caso de estrema crueldade chocou os moradores, uma menina de apenas 11 anos de idade ficou internada quase duas semanas no Hospital Geral do Pirajussara (HGP) após ser brutalmente agredida e violentada por um idoso da própria vizinhança. Após agressões o idoso deixou a criança em um saco plástico no meio do mato. Moradores locais encontraram a menina e a encaminharam para o hospital.
Casos de violência vêm aumentando nos municípios, em Itapecerica da Serra no mês de agosto um homem foi preso por suspeitas de assassinar sua mulher. Hadenilton Abreu de Souza fugiu no dia em que supostamente teria assassinado com golpes de uma barra de ferro, a sua esposa Marizete Aparecida da Silva de 27 anos, na sua residência Avenida Marginal, bairro Jardim Horizonte Azul. Segundo policia Hadenilton teria planejado o assassinato 15 dias antes do ocorrido, por motivos de ciúme.
Ainda em Itapecerica o ajudante de pedreiro Adeilson de Jesus Queiroz de 29 anos morreu soterrado por um barranco durante obra na Rua Nova Granada, uma travessa da Avenida soldado PM Gilberto Augustinho, por volta das 14h20 deste sábado (3), no bairro Jardim Cinira. A vítima estava cavando no pé do talude para colocação de uma sapata para sustentar um muro de arrimo quando o talude desmoronou.
As sessões nas Câmaras das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, tiverem projetos, requerimentos e leis aprovados. Houve mudanças em posições políticas e obras realizadas.
Setembro
O fato que mais chocou os moradores itapecericanos foi o ato de estrema crueldade contra o consultor ótico Thiago Frade, que sofreu uma tentativa de assassinato na manhã do dia 23 ao ir para seu trabalho. Thiago foi vítima de diversas machadadas em sua cabeça no ponto de ônibus da Rua Virgilio Busnello. O acusado, Alcyr Camargo Tavares, conhecido como ZUC, premeditou o crime, seguindo o ônibus em sua motocicleta ele esperou a vítima descer, o atacou e fugiu em alta velocidade, não retornando para a casa.
Thiago foi encaminhado para o HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) e passou por cirurgias. Uma corrente de orações foi realizada no facebook por amigos e pessoas que se solidarizaram com a situação.
Outro caso que assustou os moradores de Itapecerica foi o assassinado de um homem durante a semifinal de uma partida de futebol no Estádio Municipal. Ele foi atingido por disparo de arma de fogo, assim como outras duas pessoas, porém não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. As demais vítimas foram socorridas e não sofreram ferimentos graves. O acusado fugiu antes mesmo da chegada da polícia.
O município sofreu ainda com ondas de assaltos em condomínios e nas ruas da cidade. Em meio a tantos momentos difíceis, uma jornada de fé e música animou os moradores. A IV Edição da Marcha Para Jesus 2013, com o tema “Itapecerica Um Povo Só”, seguiu pelas ruas da cidade, retornando para o ponto de concentração em frente à sede da Prefeitura, onde cerca de 2000 pessoas passaram para ver os shows programados pela organização.
Em Taboão da Serra o mês teve a investigação da chamada fraude do IPTU na cidade. Testemunhas foram ouvidas sobre o processo descoberta pela polícia em 2010, quando 24 acusados ficaram detidos por 55 dias.
Na cidade de Taboão também passou por casos trágicos de violência. Duas adolescentes de 13 e 14 anos foram assassinadas pela própria mãe. Elas estavam deitadas cada uma em um beliche e o quarto bastante revirado e com fezes de animais, no andar superior da residência, na Rua Doutor Romeu Ferro.
Paola e Giovanna foram enterradas no cemitério Valle dos Reis a cerimonia foi marcada por muita tristeza e comoção.
Um ato diferente marcou o mês de Embu das Artes. Diante da crise financeira enfrentada na cidade o prefeito Chico Brito reduziu em 20% o seu próprio salário. Os vencimentos do vice-prefeito e dos secretários também tiveram redução de R$ 500. Serão descontados ainda, 15% dos salários dos comissionados que ganham acima de R$ 1.100. Com essa medida, Chico Brito será o prefeito com o menor salário da região, entre as cidades do mesmo porte (Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Cotia).
Ainda no mês de setembro ocorreu um trágico incêndio em Itapecerica da Serra que resultou na morte de quatro irmãos, Thiago de 3, Kaique de 4, Eduardo de 7 anos e a jovem Gabriela de 17. Eles morreram após o fogo a residência que moravam.
As cidades passaram ainda por greves bancárias, sessões nas câmaras municipais com apresentação de projetos e aprovações de leis.