Dep. Federal Ivan Valente participa do 1° Fórum do meio ambiente em Itapecerica
Neste sábado, 14, a Câmara Municipal de Itapecerica da Serra recebeu o 1° Fórum Regional de Meio Ambiente, organizado por Elias Framesqui e Davi Carvalho. O encontro teve a presença do Deputado Federal Ivan Valente, a representante do APA Embu Maria Isabel Franco e Arquiteto e Urbanista Carlo Alberto Pinheiro. Também estiveram presentes moradores do município, estudantes, ambientalistas e os vereadores Sangue Bons e Toninho do Embu das Artes. (fotos)
Com inicio às 09 horas, o fórum debateu a construção de moradias nas cidades de Itapecerica, Embu, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba e sua influência na bacia fluvial das cidades e o desiquilíbrio ambiental. Carlos Alberto Pinheiro, que é especialista em projetos ambientais palestrou e tirou dúvidas dos presentes.
Pinheiro destacou a necessidade de rever a lei 12.233/06 Guarapiranga, que fiscaliza construções e preserva a área de manancial. Com uma explicação detalhada, por meio de slides e gráficos, o Arquiteto destacou a necessidade de verificação e acompanhamento das ocupações irregulares.
“Posso afirmar que não existe fiscalização municipal para construção na cidade”, disse e destacando ainda a necessidade de debater o assunto com a população. “Deveria ter uma audiência pública sobre a lei Guarapiranga”.
Também palestrou uma das idealizadoras do APA Embu das Artes Maria Isabel Franco. O APA é uma área de proteção ambiental que foi criada pela lei complementar n° 108/2008, ela auxilia no crescimento saudável de Embu das Artes, garantindo a qualidade de vida dos moradores de Embu visando à sustentabilidade.
Maria Isabel explicou o projeto na cidade e evidenciou a importância da preservação do meio ambiente, não só no quesito local, mas na abrangência mundial. “Eu sou habitante do planeta, não habito um único lugar”, destacou a educadora.
A represente da APA, no meio de sua explicação e detalhamento do programa, destacou a importância dos moradores de Itapecerica da Serra e região de serem educados ambientalmente com informações sobre a sua cidade.
“Como uma criança pode ser corresponsável pelo mundo, se ela não é corresponsável pelo córrego que passa atrás da sua casa”, e complementou. “Falta à educação municipal sobre o meio ambiente local. Os livros acadêmicos de Itapecerica não possui informações da cidade”, finalizou.
No meio de cada palestra foram abertos espaços para discussões e esclarecimento de dúvidas, o professor Elias Framesqui foi o cerimonialista e Davi Carvalho, gravou todo o fórum.
Presença especial do Deputado Federal Ivan Valente
Ivan Valente participou do Fórum em Itapecerica da Serra falando sobre os problemas ambientais do Brasil e as responsabilidades de governantes e cidadãos para com o meio ambiente.
O político do PSOL, que é um defensor do meio ambiente, foi bem recebido por todos os presentes na câmara dos vereadores e prendeu a atenção com suas explicações e discurso ambiental.
Depois de terminada a sua participação Ivan Valente, falou com o Jornal na Net sobre a importância do fórum realizado no município. “Um congresso que a questão ambiental é prioridade é um grande avanço organizativo da sociedade civil. Nós entendemos que os problemas dos grandes centros urbanos são gravíssimos, e a população é vitima disso”, afirmou.
O deputado federal tirou fotos com os organizadores Elias Framesqui e Davi Carvalho, e os vereadores Sangue Bom e Toninho do Embu das Artes. Valente finalizou sua participação mandando uma mensagem para os moradores das cidades participantes do evento.
“À medida que você polui os rios e expande a ocupação do solo sem planejamento, você prejudica a população e a população mais carente. Se temos enchentes, trânsito, se o esgoto vai para os rios isso tudo é um problema ambiental que prejudica a sociedade. Esse fórum é importante para conscientização da comunidade e uma oportunidade para conhecerem os problemas”, finalizou.