Museu mantém viva a história de Itapecerica da Serra

Por Ane Greice Passos | 1/12/2013

Com origem em 1562, em um aldeamento fundado por Jesuítas. Itapecerica da Serra iniciou sua povoação com uma aldeia indígena, que tinha como protetora Nossa Senhora dos Prazeres. O nome da cidade vem do tupi-guarani, que significa pedra lisa, devido a várias pedras escorregadias localizadas no centro do município. Os, agora municípios, Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, já fizeram parte do território Itapecericano.

Essas e tantas outras histórias de Itapecerica, que é a cidade mãe dos municípios da região, estão esquecidas pelos moradores locais. Séculos de história, sua cultura, curiosidades e memórias, foram deixadas de lado. Mas estão preservadas e podem ser encontradas no Museu Municipal de Itapecerica, que abriga vasto acervo de documentos e imagens pouco conhecidos e visitados. Com uma diversidade incrível de informações, o centro histórico, localizado ao lado da biblioteca pública, é pouco divulgado e conhecido tanto pelos Itapecericanos, como pelos moradores das cidades das cidades filhas de Itapecerica.

Instalado na antiga Santa Casa de Misericórdia, construída no início de 1921, o museu possui salas com fotos da cidade, documentos oficiais, objetos antigos, entre outros artigos de valor histórico inestimado. Para manter o funcionamento do local e ampliar a divulgação a direção do museu estuda lançar o projeto  “Amigos do Museu”, que pretende mobilizar empresários interessados em financiar e ajudar a preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade. 

O responsável pela administração do museu,  Nelson da Fonseca, ressalta a necessidade de divulgar a história e a riqueza cultural. Ele lembra que o museu, como toda Itapecerica, passa por mudanças e para melhorar o seu acervo é preciso que os moradores interajam e conheçam sua história. “Pedimos á população que nos ajude a mudar a cidade, o museu necessita de outras atrações, mas é difícil realizar as ações sem saber o que o cidadão vai gostar e se vai apreciar o trabalho exposto”, disse. 

O administrador possui vários projetos para melhoria e atração de visitantes no Museu de Itapecerica da Serra, mas o maior empecilho do projeto é a falta de investimento da Prefeitura Municipal. Para Fonseca, as raízes e a história da cidade estão sendo abafadas pelo crescimento e pela falta de investimento na cultura. “Podemos falar que somos órfãos desafortunados, pois estamos abandonados”, finalizou.

Como conhecer o Museu Histórico e da Memória de Itapecerica da Serra

Endereço
Praça Porcino Rodrigues, 69 – Centro – Itapecerica da Serra – SP – (ponto de referência: caixa d’água)
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada Gratuita
O Itapecerica Shopping está com uma pequena amostra do material do museu em suas instalações. (veja matéria aqui)

Comentários