Câmara Municipal realiza audiência pública sobre trânsito e transporte

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 28/11/2013

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última quarta-feira, dia 27, uma audiência pública para a discussão de assuntos relacionados ao transporte e mobilidade urbana. Participaram do encontro os vereadores Carlinhos do Leme, Eduardo Nóbrega e Luis Lune. O secretário municipal da pasta, Rinaldo Tacola e dois representantes da comissão de ciclistas também estiveram presentes. 

O debate foi muito além dos temas propostos inicialmente, que debateria a implantação de novas ciclovias e o bilhete único. No encontro foi discutido o crescimento desorganizado da cidade, os estudos de impactos de trânsito que estão sendo realizados pela atual gestão, as obras realizadas na Praça Nicola Vivilechio que ampliou em mais uma pista o retorno. 

O presidente da comissão, vereador Carlinhos do Leme, disse que a Câmara Municipal pretende ampliar os debates sobre a mobilidade urbana nos próximos meses e esse primeiro encontro foi muito importante. “Esse é um debate que nunca havia sido feito, queremos ampliar essas reuniões e contamos com o apoio da população e de técnicos”. 

Os ciclistas foram representados por João e Álvaro Diogo, que se tornaram os porta-vozes do grupo nessa audiência. “Nós queríamos uma proposta de encaminhamento de uma campanha educacional, acho isso de extrema importância. É necessário tornar a cidade ‘ciclável’ não só com obras físicas, mas também com sinalização vertical, sinalização horizontal, avisando aos motoristas que ali passam ciclistas”, disse Álvaro. 

O Secretário Rinaldo Tacola convidou os dois representantes da comissão de ciclistas e os demais colegas do grupo, para que eles possam levar suas reivindicações e sugestões em uma futura reunião na Secretaria de Transportes. Um dos temas propostos para a audiência era a desativação da ciclovia que aconteceu no início do ano.

Tacola afirmou que a prefeitura realizou um estudo que mostrou a baixa utilização da ciclovia. “Fizemos várias pesquisas e acompanhamento de utilização, que era baixíssima. A ciclovia foi implantada em uma área que não era atendida por questões técnicas. Existia uma rejeição por moradores e pessoas que passavam pela região”, garante.

Crescimento

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, apontou o crescimento da cidade de forma desorganizada como o principal responsável pelo aumento de congestionamentos. “Tivemos anos e anos de crescimento desordenado, ergueram prédios e mais prédios sem nenhuma responsabilidade, sem um impacto de vizinhança, sem adaptar as vias, isso foi muito ruim para Taboão da Serra”.

Sobre a instalação do centro de distribuição da empresa Itaipava, Nóbrega disse que será importante para o crescimento econômico, mas que algumas medidas deverão ser tomadas para que não haja piora no trânsito. “A cidade, desde janeiro deste ano, vem crescendo de maneira muito mais organizada e por isso a Itaipava é bem-vinda na cidade. Porém, o Secretário de Trânsito vai precisar lidar e resolver possíveis problemas viários que possam ocorrer”, disse Eduardo Nóbrega.

Uma das medidas já adotadas é a ampliação do retorno na praça Nicola Vivilechio, que ganhou mais uma pista para desafogar o trânsito no local. A obra foi custeada pela Itaipva. Segundo o vereador Luiz Lune, o novo centro de distribuição da Itaipava causará um impacto negativo no trânsito local que já é caótico.

Comentários