Audiência Pública debate rumos da educação em Taboão da Serra

O secretário municipal de Educação de Taboão da Serra, professor João Medeiros detalhou dados da educação na cidade por meio de gráficos e estatísticas salientando a importância da qualidade no ensino, durante a audiência pública da Educação realizada na última semana na Câmara Municipal. A cidade tem 53 escolas municipais, sendo 26 de ensino infantil e 27 de ensino fundamental, além de 21 PACs (Programa de Atendimento as Crianças). Emprega 1.480 professores, 515 especialistas e 705 funcionários para atender quase 30 mil alunos.

Na ocasião foi apresentado um balanço das ações da pasta, assim como os desafios entre os quais figuram a formação dos profissionais e a abertura de mais vagas na educação infantil.

João Medeiros enfatizou que Taboão da Serra está melhorando seus indicadores. Disse que a partir das dificuldades relatas por professores e pais a secretaria cria propostas com foco em informações e tecnologia, e investimento na formação desses professores.  

Os dados apresentados por ele mostram que Taboão da Serra reduziu a faixa de analfabetismo. “As pessoas estão terminando a escola no tempo certo. Mas ainda há muita migração de alunos nas escolas na cidade. Os piores indicadores estão nas regiões metropolitanas. Taboão da Serra,tem hoje 4% da taxa de analfabetismo”.

Para 2014, o secretário garantiu, que o município garantirá vaga para 2.800 crianças nas escolas municipais, “Este ano foram criadas mais de 2.000 vagas”, afirmou Medeiros. “Este ano criamos aqui no centro de Taboão a EMI Pixunguinha para atender a demanda da região do Maria Rosa, e região central. Criamos 60 vagas em período integral. Estamos criando 10 novas creches, e só este ano já foram criadas 4”.

 O diretor da Faculdade Anhanguera, que esteve presente na sessão parabenizou o trabalho de João Medeiros, à frente da secretaria de educação, e aproveitou o ensejo para falar de um dos alunos de áudio visual, ganhou o Prêmio Santander Ibero-americano, e que será entregue na semana que vem.
 O vereador Cido parabenizou o secretário pela transparência, “tenho admirado a sua maneira de trabalhar”, disse.

 Já o Professor Moreira disse que o país tem 500 anos de educação voltado para os ricos, e hoje com a prioridade e participação do governo federal, o ensino chegou ao pobre, com o FIES, e acesso à universidade. 

 O vereador Ronaldo Onishi saudou o secretário  pelas 10 novas escolas, disse as crianças precisam ter perspectivas e sonhos. Ele cobrou melhorias na qualidade da educação voltada ao atendimento de crianças autistas. Para o vereador é preciso investir na capacitação dos profissionais a fim de garantir a inclusão dos alunos autistas, bem como o aprendizado. 

 Para a vereadora Joice Silva é fundamentar se pensar no caráter universal da educação como fonte propulsora de mudança social. “Quando se tem educação se tem base, parabéns pelas creches, a administração anterior não construiu nenhuma creche, e a atual gestão já fez acontecer.

Comentários