Itapecerica da Serra recebe quatro médicos do Programa Mais Médicos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 1/11/2013

O Município de Itapecerica da Serra foi contemplado com quatro médicos do Programa Mais Médicos, do governo federal. Dois deles irão atuar na UBS Horizonte Azul, um na UBS Analandia e um na UBS Mombaça. Todos irão compor o Programa Saúde da Família, que tem como principal objetivo as ações de promoção da saúde e prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.

 Oriundos de Cuba, todos têm entre 5 e 22 anos de experiência em saúde da família e da comunidade. Os quatro profissionais, Moises Talones Savigne, Mislobia Arenaibia Brito, Nachely Perez Fernandez e Naimee de La Paz, foram recepcionados, na manhã desta sexta feira (1/11), pelo Prefeito Chuvisco, pela Superintendente de Saúde, Dra. Maria Dalva e equipe da saúde, secretários municipais e vereadores, em um café da manhã, no Gabinete do Prefeito.

De acordo com os critérios do Programa, os profissionais cumprirão uma carga horária de 40 horas semanais, permanecendo, de 2ª. a 6ª. na mesma unidade de saúde. Dessas 40 horas, 8 são destinadas a cursos de aprimoramento, que pode ser tanto da área da saúde, quanto aulas do idioma português, visando ampliar os conhecimentos do Sistema Único de Saúde do Brasil e melhorar a comunicação com os pacientes. Os médicos receberão salário de R$ 10 mil, custeado pelo governo federal, auxílio moradia no valor de 1.200 reais e auxílio alimentação de 370 reais, custeados pelo município. O período de permanência desses profissionais no município é de 3 anos.

Ao aderir ao Programa Mais Médicos, a Autarquia Municipal de Saúde solicitou ao governo federal 20 profissionais, número máximo que o município pode solicitar neste momento, de acordo com os critérios do edital. Até o final do mês de março/2014 deverão ser encaminhados mais profissionais para o município.

Comentários