Prefeitura intensifica combate à gripe A na cidade

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 29/08/2009

No último dia 17 de agosto, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itapecerica da Serra conquistou para a cidade o fornecimento do medicamento Oseltamivir. A partir de agora, as suspeitas de nova gripe são tratadas diretamente na rede municipal, diferentemente da maioria dos municípios, cujos diagnosticados precisam recorrer à rede estadual para conseguir o medicamento.

Mais conhecido como Tamiflu, o remédio usado para o combate do vírus H1N1 terá com isso seu fornecimento agilizado no município, dispensando a busca junto ao Governo do Estado.

Desde o início da nova pandemia, a Secretaria de Saúde de Itapecerica tem capacitado seu corpo clínico por meio de palestras com profissionais da rede pública e privada. O objetivo é propiciar o diagnóstico adequado e ágil, combatendo a epidemia de forma mais eficiente. Como forma de prevenção, a Prefeitura ainda realizou reuniões explicativas com diretores de creches e escolas públicas e particulares, além de indústrias da região.

“Com as medidas de prevenção adotadas de combate à nova gripe, hoje temos apenas quatro casos sendo acompanhados na cidade. Todos já estão em fase final de tratamento e com expectativa de alta”, explicou a secretária de Saúde, Michelle Sales dos Santos da Silva.

A Vigilância Epidemiológica mantém seus profissionais constantemente atentos aos fatores pertinentes à doença por meio de informes. Os pacientes com suspeita do vírus H1N1 são monitorados individual e coletivamente até sua efetiva cura.

A Secretaria da Saúde mantém o telefone 4667-8580 como plantão de dúvidas sobre doenças transmissíveis. Pelo mesmo telefone é possível agendar palestras de orientação.

Comentários