5º mutirão da Saúde em Taboão tem movimento intenso nas UBS’s

O movimento foi intenso durante todo o sábado (19) nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Pinheiros, Santo Onofre, Suína, Jardim América, Panorama, Margaridas, Silvio Sampaio, Jardim Record, Santa Cecília, Salete e Jardim Helena. As UBS realizaram o 5º mutirão da saúde, a fim de minimizar a espera por consulta médica das 9h às 17h. Mais uma vez a iniciativa agradou aos pacientes e deve se estender até o mês de novembro, na cidade de Taboão. Até esta edição a marca de 10 mil pacientes foi atingida.

Além das consultas médicas como psiquiatria, clínica médica, pediatria e ginecologia. O mutirão também garantiu aos pacientes, oficinas de fuxico, maquiagem, grupos de nutrição, psicologia, gestantes, fonoaudiologia, hipertensão, diabetes, auricoloterapia, entre outros. Foi possível ainda realizar coletas de papanicolau, marcar a mamografia, encaminhar os pacientes, medicar e fazer os curativos.

Até uma hora da tarde, a UBS Santo Onofre atendeu cerca de 100 pessoas, segundo a diretora Tânia Claudia. Já a UBS do Parque Pinheiros 180 consultas com especialidades, 360 de atenção básica (clínico, pediatra e ginecologia) e mais de 60 acumputura. Na farmácia, por sua vez 130 pacientes foram atendidos, de acordo com o diretor, Vagner Onishi.

O movimento ficou grande na UBS do Parque Pinheiros. Lá, os pacientes não deixaram de elogiar a iniciativa. Dona Zilma Soares de 53 anos, moradora do Record, disse estar adorando os mutirões. Ela participou de três e afirmou que foi muito bem atendida. “Queria que mais mutirões fossem realizados, como por exemplo, para garantir a acumputura, porque o tratamento é muito caro. Para fazer 15 vezes custa mais de mil reais”, contou.

Elenita Marques também participa do 2º mutirão. Ela disse que é ótima a realização, porque garante o atendimento mais rápido do clínico geral. “Estava demorando muito para marcar”, afirmou. Segundo a moradora do bairro de 60 anos, ela vai aproveitar o mutirão para fazer exames como de papanicolau e mamografia.

A moradora do Parque Pinheiros, Regina Célia frisou que o mutirão ajuda a população a ficar mais interagida com as questões da saúde. “Além de ser uma oportunidade de quem trabalha durante a semana acabar vindo nas consultas no sábado”, pontuou. Valéria Caetano, do Saporito contou que ficou mais de 4 meses esperando por atendimento no clínico e agora, foi chamada pelo telefone para participar do mutirão. “A iniciativa é ótima”, completou.

De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner das doze unidades de saúde, três apresentam mais faltas nas consultas, sendo elas: Record, Suiná e Silvio Sampaio. Ela esclareceu que o problema são as faltas, já que a demanda para marcar consultas e a demora para passar pelo médico diminuiram bastante. “Na UBS Akira Tada, por exemplo, não foi realizado mutirão neste sábado, uma vez que as consultas agendadas estão com datas próximas”, explicou.

Ela comentou ainda que não há demora para agendar as mamografias, neste mês do Outubro Rosa. “Temos vagas e estamos incentivando as mulheres para realizar o exame”, frisou. Por fim, a secretária adiantou que cinco UBS’s passarão por reformas, entre elas o Jornal na Net apurou quatro: Santa Cecília, Santo Onofre, Parque Pinheiros, Silvio Sampaio e Salete. 

“De acordo com as unidades serão feitas reformas que abrangem o telhado, revisão hidráulica, elétrica, pintura, quebra de paredes a fim de dividir os espaços internos, banheiros para deficientes, entre outras”, afirmou. 

Comentários