ONG Sementes do Amanhã pede ajuda em Taboão da Serra

Solidariedade e Amor. Esses são os dois sentimentos que movem a vontade e a perseverança do adolescente Diego Odakura de apenas 16 anos a cuidar com a ajuda de 10 voluntários da ONG Sementes do Amanhã, em um pequeno cômodo que muitas vezes (na maioria das vezes) comporta 80 crianças e jovens.

Na tarde deste sábado após consecutivo convite a Reportagem do Jornal na Net foi visitar a Ong, com muita dificuldade e jeito jornalístico conseguimos de surpresa parar em frente à casa humilde e uma bondosa senhora disse “é aqui sim que o Diego cuida das crianças”, ao entramos no terreno, nos deparamos com muitas crianças dentro de um cômodo pequeno e cheio de brinquedos, cadeiras, desenhos e lá estava o jovem Diego cuidando naquele momento de 15 crianças.

“Normalmente cuido de 80 crianças e jovens, mas hoje como teve festa em uma escola alguns não puderam vir”, explicou Diego.

Sempre alegre mesmo depois de problemas na vida pessoal (enfrentados durante essa semana) e sem condições para dar andamento na ONG sem qualquer tipo de auxilio e ajuda dos governantes de Taboão da Serra, o jovem com muitos sonhos tais como: alugar uma casa maior no bairro Novo Record, afirma que não quer nada de graça apenas uma ajuda em dinheiro. “Hoje a ONG gasta cerca de R$ 300,00 por mês e são os meus pais que ajudam na maioria das despesas, afinal continuo estudando (Diego está cursando o Ensino Médio e quer prestar psicologia ou Assistência Social)”, afirmou.

Diego contou a Reportagem que a Ong surgiu em uma brincadeira. “Assim que o bairro Novo Record foi invadido nos deparamos com muitas crianças e sem espaço para brincar e futuro aparente foi então que decidi criar a ONG para ajudar essas crianças a terem oportunidades na vida, dois sábados por mês as crianças e jovens entre 5 a 15 anos passam o dia (11h às 17h) na ONG que oferece cursos e alimentação (almoço e café da tarde), começamos com 10 e hoje estamos com 80”, contou feliz.

Essas crianças e jovens que na sua maioria são filhos de pais separados, segundo Diego, aprendem na ONG: Comunicação e Expressão, Aula de Capoeira, Comunicação e Ação, Interação Musical, Hip Hop, Ética e Cidadania e Teatro, além de apoio escolar e recreação. “No apoio escolar, muitas vezes os pais trabalham o dia inteiro e não conseguem ajudar os seus filhos a fazerem lição de casa e os pais mais participativos pedem orientação nas tarefas, muitas vezes até a criança pede”, explicou.

Além desse pedido dos pais, os integrantes da ONG visitam uma vez por mês a casa de cada criança e jovem. “Neste momento percebemos o que mais eles precisam e como são cada pais. As crianças gostam de vir aqui, pois além de alimentação podem brincar e recebem atenção que os pais por trabalharem muito para sustentar a casa não conseguem dar o suficiente”, ressaltou.

Mesmo com todas essas dificuldades Diego e sua ONG podem contar com a ajuda de pessoas boas como os voluntários: Décio, Wanderley Bressan, Vinícius, Deivson (Coquinho), Maria Silmara, Priscila, Patrícia Coelho, Joel, Mário Aparecido, Izaura Massui, Ellen Teixeira, Edinete Marinho, Vanessa de Oliveira, Bruno, Kelly, Edilma e Silvia. “A fábrica de material escolar desta rua também ajuda com cola, papel, lápis de cor, enfim muitos materiais escolares”, contou.

Diego (presidente e diretor da ONG) ainda contou que todas as crianças e jovens são matriculados. “Para se matricular na ONG precisam trazer: Certidão de nascimento, declaração escolar, RG, Comprovante de Residência, duas fotos e carteira de vacinação, além do RG e do CPF do responsável, muitas querem se matricular, mas não temos condições, estamos com pouco espaço e recurso, por isso peço ajuda para doações de roupas, alimento, dinheiro (para alugar espaço maior), material escolar e também outros voluntários, pois muitas vezes alguns não podem comparecer e as crianças ficam sem atividades”, enfatizou.

O jovem Diego ainda contou que está organizando uma festa no Cemur dia 6 de agosto para arrecadar fundos financeiros para entrar com o CNPJ da ONG, além disso, um mês antes em Julho uma passeata será realizada com intuito de mostrar o direito da criança e adolescente. “Neste evento sairemos da Avenida Benedito Cesário e vamos até a Praça Iasi onde acontecerá um ato político com a presença de vários vereadores”, contou.

“Gosto muito de ajudar, gosto de ver como elas agem. O projeto é sem dúvida para tirar as crianças da rua, faço de tudo para eles terem uma lição de vida e confiança nos voluntários, chamo a atenção quando passo por lá e eles estão na rua, pois quero um futuro para essas crianças”, concluiu o jovem.

Serviço:

ONG Sementes do Amanhã
Rua: Alfredo Schultz, 103 – Vila Iasi em Taboão da Serra
Contato: Diego – (11) 9505 7492
Site: www.sementesdoamanha.org

Comentários